Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE OS LIPÍDIOS

Palavra-chaves: ATIVIDADEEXPERIMENTAL, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONCEITOS SOBRE LIPÍDIOS Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9982
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 891
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE OS LIPÍDIOS"
    "resumo" => "A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecimento teórico aplicado no cotidiano e favorece a compreensão da integração entre a teoria e a prática.Na perspectiva de uma educação inovadora, foi elaborada uma intervenção pedagógica, cujo foco foi o uso da experimentação no desenvolvimento do estudo sobre a digestão dos lipídios no corpo humano, enfatizando a relação deste conteúdo com o cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática, cuja intenção foi analisar se a atividade experimentalcontribui para o aprendizado dos conceitos de biologia. O trabalho foi desenvolvidocom alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsiode Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 26 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. A intervenção pedagógica aconteceu em três momentos, quais sejam: aplicação de pré-teste, realização da atividade experimental e aplicação do pós-teste. Verificou-se no pré-teste os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e foi possível detectar que uma minoria respondeu corretamente. Para realizar a atividade experimentalfoi necessária a utilização de matériascomo óleo, água e detergente e tubos de ensaios que serviram para acomodar assubstâncias. Pretendeu-se, pois a observação das substâncias que se misturavam com o óleo. No pós-teste foi notório a evolução dos alunos na compreensão do tema e na elaboração das respostas de forma mais eficaz. Além, disso percebeu-se um nível satisfatório de acertos.Foi possível analisar que de fato o experimento proporcionou o entendimento dos alunos sobre os lipídios e sua relação com situações do cotidiano. Essa intervenção pedagógica instigou os alunos na construção de respostas coerentes e fundamentadas, sinalizando uma evolução na sua aprendizagem, e comprovando que o experimento, na perspectiva da articulação entre teoria e prática, pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Biologia,"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADEEXPERIMENTAL, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONCEITOS SOBRE LIPÍDIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_11_59_38_idinscrito_344_12a7332c0e07f672f573e07c3e6448f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSE RAYANE"
    "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9982
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 891
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE OS LIPÍDIOS"
    "resumo" => "A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecimento teórico aplicado no cotidiano e favorece a compreensão da integração entre a teoria e a prática.Na perspectiva de uma educação inovadora, foi elaborada uma intervenção pedagógica, cujo foco foi o uso da experimentação no desenvolvimento do estudo sobre a digestão dos lipídios no corpo humano, enfatizando a relação deste conteúdo com o cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática, cuja intenção foi analisar se a atividade experimentalcontribui para o aprendizado dos conceitos de biologia. O trabalho foi desenvolvidocom alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsiode Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 26 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. A intervenção pedagógica aconteceu em três momentos, quais sejam: aplicação de pré-teste, realização da atividade experimental e aplicação do pós-teste. Verificou-se no pré-teste os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e foi possível detectar que uma minoria respondeu corretamente. Para realizar a atividade experimentalfoi necessária a utilização de matériascomo óleo, água e detergente e tubos de ensaios que serviram para acomodar assubstâncias. Pretendeu-se, pois a observação das substâncias que se misturavam com o óleo. No pós-teste foi notório a evolução dos alunos na compreensão do tema e na elaboração das respostas de forma mais eficaz. Além, disso percebeu-se um nível satisfatório de acertos.Foi possível analisar que de fato o experimento proporcionou o entendimento dos alunos sobre os lipídios e sua relação com situações do cotidiano. Essa intervenção pedagógica instigou os alunos na construção de respostas coerentes e fundamentadas, sinalizando uma evolução na sua aprendizagem, e comprovando que o experimento, na perspectiva da articulação entre teoria e prática, pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Biologia,"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADEEXPERIMENTAL, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONCEITOS SOBRE LIPÍDIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_11_59_38_idinscrito_344_12a7332c0e07f672f573e07c3e6448f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSE RAYANE"
    "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecimento teórico aplicado no cotidiano e favorece a compreensão da integração entre a teoria e a prática.Na perspectiva de uma educação inovadora, foi elaborada uma intervenção pedagógica, cujo foco foi o uso da experimentação no desenvolvimento do estudo sobre a digestão dos lipídios no corpo humano, enfatizando a relação deste conteúdo com o cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática, cuja intenção foi analisar se a atividade experimentalcontribui para o aprendizado dos conceitos de biologia. O trabalho foi desenvolvidocom alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsiode Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 26 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. A intervenção pedagógica aconteceu em três momentos, quais sejam: aplicação de pré-teste, realização da atividade experimental e aplicação do pós-teste. Verificou-se no pré-teste os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e foi possível detectar que uma minoria respondeu corretamente. Para realizar a atividade experimentalfoi necessária a utilização de matériascomo óleo, água e detergente e tubos de ensaios que serviram para acomodar assubstâncias. Pretendeu-se, pois a observação das substâncias que se misturavam com o óleo. No pós-teste foi notório a evolução dos alunos na compreensão do tema e na elaboração das respostas de forma mais eficaz. Além, disso percebeu-se um nível satisfatório de acertos.Foi possível analisar que de fato o experimento proporcionou o entendimento dos alunos sobre os lipídios e sua relação com situações do cotidiano. Essa intervenção pedagógica instigou os alunos na construção de respostas coerentes e fundamentadas, sinalizando uma evolução na sua aprendizagem, e comprovando que o experimento, na perspectiva da articulação entre teoria e prática, pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Biologia,

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.