SILVA, Amanda Barbosa Da. O uso de software no ensino médio: uma experiência com o geogebra. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9531>. Acesso em: 14/11/2024 00:57
A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, atividade foi aplicada com alunos do 11º ano do ensino médio. A atividade foi elaborada com base na proposta do Parâmetro Curricular de Matemática de Pernambuco (PCPE), para o 11º ano, tanto no campo da Geometria quanto no campo da Álgebra. O objetivo da atividade com o GeoGebra foi ajudar os alunos a compreenderem melhor a representação gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático, a reta. As ferramentas do software GeoGebra permitem uma associação dinâmica com a Álgebra e a Geometria. As produções das duas turmas foram muito semelhantes, os alunos conseguiram fazer as construções no GeoGebra e quando questionados, respondiam rapidamente com base na visualização da sua construção no GeoGebra. A presente pesquisa indica que o uso do software GeoGebra favoreceu o ensino e a aprendizagem da Geometria e da Álgebra, especificamente, retas, equações e seus principais elementos.