Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ANÁLISE COMBINATÓRIA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: ANÁLISE COMBINATÓRIA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9525
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 383
    "titulo" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como foco o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória, através da Resolução de Problemas. Assim, este trabalho teve o objetivo de investigar, por meio de dois questionários, aplicados aos estudantes e professores, as estratégias e dificuldades encontradas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, como também as percepções dos professores sobre o estudo dessa temática. O nosso propósito era responder as seguintes questões:  Qual foi o suporte que os alunos tiveram nos anos iniciais sobre os primeiros conceitos da Análise Combinatória? Quais justificativas dos professores em deixar o estudo da Análise Combinatória de lado? Quais as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo da Análise Combinatória? Será que esse conteúdo está sendo abordado na forma que os documentos oficiais orientam? Com isso, elegemos como sujeitos da pesquisa seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu - PB e Rio Tinto – PB."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_26_02_idinscrito_383_8bd9d0e08c5c0874e058adfa5ce6c3ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9525
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 383
    "titulo" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como foco o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória, através da Resolução de Problemas. Assim, este trabalho teve o objetivo de investigar, por meio de dois questionários, aplicados aos estudantes e professores, as estratégias e dificuldades encontradas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, como também as percepções dos professores sobre o estudo dessa temática. O nosso propósito era responder as seguintes questões:  Qual foi o suporte que os alunos tiveram nos anos iniciais sobre os primeiros conceitos da Análise Combinatória? Quais justificativas dos professores em deixar o estudo da Análise Combinatória de lado? Quais as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo da Análise Combinatória? Será que esse conteúdo está sendo abordado na forma que os documentos oficiais orientam? Com isso, elegemos como sujeitos da pesquisa seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu - PB e Rio Tinto – PB."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_26_02_idinscrito_383_8bd9d0e08c5c0874e058adfa5ce6c3ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

A presente pesquisa teve como foco o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória, através da Resolução de Problemas. Assim, este trabalho teve o objetivo de investigar, por meio de dois questionários, aplicados aos estudantes e professores, as estratégias e dificuldades encontradas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, como também as percepções dos professores sobre o estudo dessa temática. O nosso propósito era responder as seguintes questões: Qual foi o suporte que os alunos tiveram nos anos iniciais sobre os primeiros conceitos da Análise Combinatória? Quais justificativas dos professores em deixar o estudo da Análise Combinatória de lado? Quais as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo da Análise Combinatória? Será que esse conteúdo está sendo abordado na forma que os documentos oficiais orientam? Com isso, elegemos como sujeitos da pesquisa seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu - PB e Rio Tinto – PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.