A literatura de massa é uma forma literária que tem o seu lugar de destaque entre o público mais jovem de leitores, que se encontram com os chamados best-sellers, na maioria das vezes, no início da construção da jornada literária. Isso significa que a literatura de massa está muito presente no começo da formação de leitores. O presente trabalho pretende discutir como esse segmento literário pode influenciar e incentivar significativamente a formação leitora, buscando também discorrer sobre os possíveis caminhos e estratégias pedagógicas que podem contribuir para a motivação da leitura a partir do trabalho com a literatura de massa. Para guiar as nossas análises, utilizamos como aporte teórico estudos e pesquisas desenvolvidas que de alguma maneira atravessam o nosso tema. Nesta perspectiva, buscamos compreender o que representa a literatura de massa, a indústria cultural e o pós-modernismo, conceitos esses que parecem revolucionários e muito presentes na literatura contemporânea, atribuindo a ela uma espécie de complementação. Problematizamos sobre a constante a propagação de percepções errôneas a respeito da cultura de massa, com vistas a demonstrar como essa literatura e cultura também deveriam e poderiam ser compreendidas de uma forma mais positiva. Além disso, discutimos sobre a importância e o lugar da literatura de massa na sala de aula e no fazer pedagógico. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo bibliográfico de caráter prioritariamente qualitativo. As análises apontam para uma carência de engajamento no trabalho pedagógico no tocante a utilização da literatura de massa, no entanto, percebe-se que o uso desse seguimento pode ser precioso para a formação leitora, sobretudo, por aproximar os jovens da leitura.