O debate em torno do conceito de inovação indicou a ausência de uma investigação mais consistente na dimensão educacional. Tornou-se comum considerar mudança, reforma, renovação e inovação educacional como sinônimos que determinam uma mesma realidade. Neste trabalho, emprego o conceito de inovação educacional para denominar práticas que seguem uma lógica. Por essa lógica, tais práticas se diferenciam de outras que são costumeiras em certo lugar, com certo grupo social. A presente pesquisa se orientou pelo seguinte problema: quais são os fatores que distinguem as práticas de inovação educacional das que são costumeiras em educação escolar? A hipótese era a de que, dentre tais fatores, são preponderantes: a organização do trabalho pedagógico e as relações pessoais estabelecidas no cotidiano escolar. Para averiguar tal hipótese, observei a rotina de uma escola no município de Cotia: a Escola Projeto Âncora. As informações foram coletadas através da observação direta, entrevistas e registros de conversas informais com diferentes agentes do universo escolar. Os resultados fundamentam-se na descrição das características marcantes das diferentes práticas educacionais em educação escolar. Concluo que a hipótese levantada foi confirmada.