O ensino brasileiro é acometido por diversas questões que impossibilitam sua eficácia plena. No que se relaciona especificamente ao ensino superior da engenharia, essas questões são expressadas pelas altas taxas de evasão, ocasionando ao sistema socioeducativo uma acentuada preocupação. Estes fatores possuem uma estruturação no contexto histórico do país, desafiando diversos pesquisadores da área a desenvolverem estudos e desenvolver estratégias de combate e promoção de uma educação de qualidade. Desse modo, este estudo objetivou investigar o que foi discutido na literatura no período de cinco anos antes da ascensão da pandemia da COVID-19, acerca da temática da evasão universitária dos cursos de engenharia do país. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de trabalhos publicados entre 2015 e 2020. Com os dados levantados, foi possível dispor de dez artigos divulgados em periódicos. Os resultados apontam que a literatura produzida e levantada nos estudos foi focada 80% no reconhecimento das causas que levam esses discentes a evadirem dos cursos de engenharia e outros 20% em relatos de intervenções e experiências diretas no tocante ao combate à evasão universitária. Dessa forma, os resultados apontaram que estratégias devem estar focadas em fortalecer a pesquisa perante o combate direto das evasões, no sentido de ofertar subsídios científicos às instituições e ao processo de permanência estudantil.