A EVASÃO NO ENSINO DA ENGENHARIA ANTES DA ASCENSÃO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO NARRATIVA
"2022-07-12 14:50:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91301 "edicao_id" => 258 "trabalho_id" => 1665 "inscrito_id" => 6899 "titulo" => "A EVASÃO NO ENSINO DA ENGENHARIA ANTES DA ASCENSÃO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO NARRATIVA" "resumo" => "O ensino brasileiro é acometido por diversas questões que impossibilitam sua eficácia plena. No que se relaciona especificamente ao ensino superior da engenharia, essas questões são expressadas pelas altas taxas de evasão, ocasionando ao sistema socioeducativo uma acentuada preocupação. Estes fatores possuem uma estruturação no contexto histórico do país, desafiando diversos pesquisadores da área a desenvolverem estudos e desenvolver estratégias de combate e promoção de uma educação de qualidade. Desse modo, este estudo objetivou investigar o que foi discutido na literatura no período de cinco anos antes da ascensão da pandemia da COVID-19, acerca da temática da evasão universitária dos cursos de engenharia do país. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de trabalhos publicados entre 2015 e 2020. Com os dados levantados, foi possível dispor de dez artigos divulgados em periódicos. Os resultados apontam que a literatura produzida e levantada nos estudos foi focada 80% no reconhecimento das causas que levam esses discentes a evadirem dos cursos de engenharia e outros 20% em relatos de intervenções e experiências diretas no tocante ao combate à evasão universitária. Dessa forma, os resultados apontaram que estratégias devem estar focadas em fortalecer a pesquisa perante o combate direto das evasões, no sentido de ofertar subsídios científicos às instituições e ao processo de permanência estudantil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID6899_TB1665_13072022161709.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:30:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLERYA ALVINO LEITE" "autor_nome_curto" => "CLERYA ALVINO" "autor_email" => "clerya.alvino@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91301 "edicao_id" => 258 "trabalho_id" => 1665 "inscrito_id" => 6899 "titulo" => "A EVASÃO NO ENSINO DA ENGENHARIA ANTES DA ASCENSÃO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO NARRATIVA" "resumo" => "O ensino brasileiro é acometido por diversas questões que impossibilitam sua eficácia plena. No que se relaciona especificamente ao ensino superior da engenharia, essas questões são expressadas pelas altas taxas de evasão, ocasionando ao sistema socioeducativo uma acentuada preocupação. Estes fatores possuem uma estruturação no contexto histórico do país, desafiando diversos pesquisadores da área a desenvolverem estudos e desenvolver estratégias de combate e promoção de uma educação de qualidade. Desse modo, este estudo objetivou investigar o que foi discutido na literatura no período de cinco anos antes da ascensão da pandemia da COVID-19, acerca da temática da evasão universitária dos cursos de engenharia do país. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de trabalhos publicados entre 2015 e 2020. Com os dados levantados, foi possível dispor de dez artigos divulgados em periódicos. Os resultados apontam que a literatura produzida e levantada nos estudos foi focada 80% no reconhecimento das causas que levam esses discentes a evadirem dos cursos de engenharia e outros 20% em relatos de intervenções e experiências diretas no tocante ao combate à evasão universitária. Dessa forma, os resultados apontaram que estratégias devem estar focadas em fortalecer a pesquisa perante o combate direto das evasões, no sentido de ofertar subsídios científicos às instituições e ao processo de permanência estudantil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID6899_TB1665_13072022161709.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:30:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLERYA ALVINO LEITE" "autor_nome_curto" => "CLERYA ALVINO" "autor_email" => "clerya.alvino@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 258 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "logo" => null "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 258 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "logo" => null "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 152 "edicao_id" => 258 "codigo" => "978-65-86901-72-6" "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUÍ/FASA)<br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf" "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 152 "edicao_id" => 258 "codigo" => "978-65-86901-72-6" "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUÍ/FASA)<br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf" "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }