A alfabetização cientifica permite ao cidadão a capacidade de ler e interpretar o mundo que o rodeia. Segundo Paulo Freire, a alfabetização é um processo que permite conexões entre o mundo em que a pessoa vive e a palavra escrita. Desta forma podemos fazer um paralelo dizendo que a alfabetização científica acontece quando a pessoa consegue realizar as conexões com o mundo científico e o mundo ao seu redor. Em face do exposto este trabalho teve como objetivo investigar as diferentes nuances do tema auto medicação na perspectiva dos movimentos educacionais que permearam o currículo de química nas últimas décadas. Os modelos investigados foram: Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O tema transversal auto medicação pertencente ao eixo saúde, foi escolhido como proposta de intervenção pois atualmente é uma pratica que vem se disseminando cada vez mais entre o público jovem. Como resultado foi observado as principais características de cada um dos modelos apresentados acima, e sua abordagem sobre o tema mencionado, além de verificar o subsidio oferecido a alfabetização cientifica dos estudantes mediante a sua proposta de currículo. Podemos perceber também que os modelos curriculares apresentaram vários pontos de convergência em sua constituição, mas o que mais se destaca é que todos buscam no fazer do ato de aprender um saber que necessita de um tema cotidiano que esteja vinculado a realidade do estudante