RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática de leitura dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de ensino remoto. Neste período de incertezas e transformações, que vivenciamos, convém refletir sobre a importância de formar o hábito da leitura para o desenvolvimento pessoal e integral dos alunos imposto pelo mundo moderno, formando cidadãos reflexivos, criativos, autônomos e capazes de tomar suas próprias decisões. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa e bibliográfica para levantar informações sobre a formação do hábito da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade remota, e para tanto contamos com a contribuição de trabalhos já elaborados por autores como: Zilberman, 2007; Soares, 2009; Andrade, 2015; Kenski, 2015, entre outros. A partir da discussão percebeu-se o quanto é importante o desenvolvimento do hábito da leitura em um mundo repleto de tecnologias, para que os alunos se tornem leitores motivados e ativos na sociedade desde cedo. Através do estudo realizado e das sugestões pedagógicas apontadas foi possível evidenciar que a formação do hábito da leitura deve ser implementada desde os anos iniciais do ensino fundamental.