Esse trabalho ocorreu nas turmas de 2ª série do ensino médio em uma escola estadual da Paraíba em 2021, por meio de um projeto intitulado - Leitura e ação: leitura científica para uma conscientização ambiental, ocorrendo de maneira interdisciplinar entre as disciplinas de Química, Biologia e Física. Os conteúdos e habilidades propostos teve o objetivo de contribuir para melhorar ou manter a qualidade de vida do estudante e ampliou a discussão a respeito das influências humanas sobre o aquecimento global, bem como aprimorou as habilidades e descritores de língua portuguesa e matemática detectadas por meio de avaliação diagnóstica como sendo sensíveis. O trabalho suscitou à necessidade de uma intervenção pedagógica voltada a educação ambiental e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com ênfase na coleta seletiva na comunidade local. Com o debate, os problemas encontrados e a responsabilidade e/ou corresponsabilidade da comunidade escolar na gestão dos recursos naturais e financeiros, na busca de sugestão, de soluções e melhorais para a qualidade de vida de cada um. O estudo curricular levou a possibilidade de como tema transversal o estudo da termoquímica discutir temas como o calor e as indústrias, podendo identificar as principais indústrias emissoras de “gases estufa”, relacionando-as com ilhas de calor, assim como os efeitos causados pela agropecuária com relação a esse aquecimento, dessa discussão recebeu propostas de soluções assim como uma consciência ambiental com embasamento teórico e científico, aguçando também o censo crítico dos estudantes.