Inúmeros pesquisadores e educadores apresentam a importância da educação profissional no ensino integrado, politécnico e educação omnilateral na vida de um indivíduo. Este trabalho tenta mostrar uma abordagem humanista, onde a ergonomia pode colaborar no estímulo para desenvolvimento de uma formação integral, fazendo uma relação ao processo de ensino e aprendizagem sobre a teoria humanista Rogeriana a partir da análise de Moreira em sua obra “Teorias de Aprendizagem” e Mizukami em sua obra “Ensino: As abordagens do processo. A teoria de Rogers na aprendizagem visa envolver a pessoa por inteira (sentimentos, assim como o intelecto), sendo ela mais duradoura e penetrante. Torna-se evidente a importância de um estudo, a partir de uma abordagem mais humanista em relação a ergonomia, principalmente nos ambientes escolares, com o desenvolvimento da tecnologia em relação à adequação do homem. O estudo tem como objetivo de trazer reflexões de uma ergonomia humanista onde o indivíduo é o principal elemento de estudo. Metodologicamente, este estudo é baseado na teoria Rogeriana e o pensamento Freiriano. Nesse sentido, o pensamento Freiriano defende uma educação como uma prática humanizada voltada ao indivíduo que seja acolhedora, incentivadora a criticidade do estudante. Como resultado deste estudo, mostrar o aluno como parte no processo de aprendizagem de forma autônoma propondo uma prática educativa onde cria no estudante a possibilidade de se conhecer como indivíduo com capacidades intelectuais e possa adquirir uma educação formadora.