Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTÓTIPO EDUCACIONAL: DISPOSITIVO TRANSMISSOR FM LIVRE E DE BAIXO CUSTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os sistemas de comunicação e troca de informações a longa distância resumem-se a uma forma moderna e eficiente de executar tarefas. Neste contexto, as ondas eletromagnéticas de rádio tratam-se de radiações magnéticas formadas por campos elétrico e magnético. Desse modo, as ondas de rádio AM e FM situam-se em ondas hertzianas com baixo nível de energia e altos comprimentos de onda, que possuem extensão entre 〖3.10〗^8nm e 〖3.10〗^17nm. Este estudo tem como objetivo apresentar a teoria da codificação de um sinal de áudio estereofônico, modulação em frequência e os procedimentos práticos experimentais para a concepção de um transmissor FM com foco em finalidade didática. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa analítica e descritiva, a qual se dá pela utilização de componentes discretos e de baixo custo. Foi realizada a construção de um circuito no qual houve transmissão de sinal de áudio modulado em frequência e sintonizado por um dispositivo de rádio na faixa de frequência modulada (FM) comercial, bem como foi utilizado software específico como o AIRSPY e dispositivo sonoro qualquer, para obter os dados de frequência e espectro. Dentre os resultados encontrados, temos as frequências entre 79 MHz a 158MHz e 80MHz a 160MHz com portadora praticamente fixa, com fluidez, sem interferências e/ou ruídos e com qualidade sonora extremamente considerável e de alta sensibilidade, por meio de um dispositivo de fácil manuseio e poucos componentes eletrônicos, podendo assim verificar a taxa de padronização ideal das frequências detectadas. Dessa maneira, esta pesquisa forneceu um forte auxílio no ensino de técnicas de modulação e transmissão de ondas eletromagnéticas, tendo forte contribuição nas aulas de experimentação prática em Eletrônica e Princípios de Comunicação, sem a utilização de circuitos eletrônicos de alta complexidade que poderiam influenciar tanto no custo, quanto na dificuldade de possibilitar a aprendizagem dos conhecimentos técnicos.

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