A educação na contemporaneidade se caracteriza por um ecossistema organizado, permeado por diferentes atores, dentre estes há o tutor, que além de possuir domínio da política educativa institucional, conhecimento atualizado das disciplinas, deve exercer uma sedução pedagógica adequada. A relação pedagógica exercida pela tutoria neste cenário em que coadunam diferentes tecnologias e tendências pedagógicas, ancora-se na construção cotidiana das inter-relações entre os sujeitos envolvidos no processo. Nessa perspectiva o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre o papel da tutoria em disciplinas híbridas a partir da revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos nacionais que tratam sobre o tema, a exemplo da plataforma Google Acadêmico e Scielo Brasil. Para tal, usou os seguintes descritores: tutor EaD; tutoria em disciplinas híbridas; papel da tutoria na EaD. O desafio do tutor centra-se em manter o interesse dos estudantes pelas múltiplas oportunidades de aprendizagem, motivando-o, amparando-o e conduzindo-o no processo de aprendizagem. Uma vez que, a partir das interações e do engajamento a distância acaba sendo diluída. Nesse contexto, o desenvolvimento da aprendizagem dar-se-á, ao passo que houver interação com o social, com o outro, igualmente com a valorização de sua cultura. Esta perspectiva dinâmica de aprendizagem coloca a tecnologia no âmago do debate, não como responsável pelo processo de aprendência, mas como caminho.