Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TUTORIA EM DISCIPLINAS HÍBRIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89608
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2916
    "inscrito_id" => 8373
    "titulo" => "A TUTORIA EM DISCIPLINAS HÍBRIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A educação na contemporaneidade se caracteriza por um ecossistema organizado, permeado por diferentes atores, dentre estes há o tutor, que além de possuir domínio da política educativa institucional, conhecimento atualizado das disciplinas, deve exercer uma sedução pedagógica adequada. A relação pedagógica exercida pela tutoria neste cenário em que coadunam diferentes tecnologias e tendências pedagógicas, ancora-se na construção cotidiana das inter-relações entre os sujeitos envolvidos no processo. Nessa perspectiva o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre o papel da tutoria em disciplinas híbridas a partir da revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos nacionais que tratam sobre o tema, a exemplo da plataforma Google Acadêmico e Scielo Brasil. Para tal, usou os seguintes descritores: tutor EaD; tutoria em disciplinas híbridas; papel da tutoria na EaD. O desafio do tutor centra-se em manter o interesse dos estudantes pelas múltiplas oportunidades de aprendizagem, motivando-o, amparando-o e conduzindo-o no processo de aprendizagem. Uma vez que, a partir das interações e do engajamento a distância acaba sendo diluída. Nesse contexto, o desenvolvimento da aprendizagem dar-se-á, ao passo que houver interação com o social, com o outro, igualmente com a valorização de sua cultura. Esta perspectiva dinâmica de aprendizagem coloca a tecnologia no âmago do debate, não como responsável pelo processo de aprendência, mas como caminho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8373_TB2916_10082022113821.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MACILENE ARAUJO"
    "autor_email" => "macileneparaujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89608
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2916
    "inscrito_id" => 8373
    "titulo" => "A TUTORIA EM DISCIPLINAS HÍBRIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A educação na contemporaneidade se caracteriza por um ecossistema organizado, permeado por diferentes atores, dentre estes há o tutor, que além de possuir domínio da política educativa institucional, conhecimento atualizado das disciplinas, deve exercer uma sedução pedagógica adequada. A relação pedagógica exercida pela tutoria neste cenário em que coadunam diferentes tecnologias e tendências pedagógicas, ancora-se na construção cotidiana das inter-relações entre os sujeitos envolvidos no processo. Nessa perspectiva o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre o papel da tutoria em disciplinas híbridas a partir da revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos nacionais que tratam sobre o tema, a exemplo da plataforma Google Acadêmico e Scielo Brasil. Para tal, usou os seguintes descritores: tutor EaD; tutoria em disciplinas híbridas; papel da tutoria na EaD. O desafio do tutor centra-se em manter o interesse dos estudantes pelas múltiplas oportunidades de aprendizagem, motivando-o, amparando-o e conduzindo-o no processo de aprendizagem. Uma vez que, a partir das interações e do engajamento a distância acaba sendo diluída. Nesse contexto, o desenvolvimento da aprendizagem dar-se-á, ao passo que houver interação com o social, com o outro, igualmente com a valorização de sua cultura. Esta perspectiva dinâmica de aprendizagem coloca a tecnologia no âmago do debate, não como responsável pelo processo de aprendência, mas como caminho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8373_TB2916_10082022113821.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MACILENE ARAUJO"
    "autor_email" => "macileneparaujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A educação na contemporaneidade se caracteriza por um ecossistema organizado, permeado por diferentes atores, dentre estes há o tutor, que além de possuir domínio da política educativa institucional, conhecimento atualizado das disciplinas, deve exercer uma sedução pedagógica adequada. A relação pedagógica exercida pela tutoria neste cenário em que coadunam diferentes tecnologias e tendências pedagógicas, ancora-se na construção cotidiana das inter-relações entre os sujeitos envolvidos no processo. Nessa perspectiva o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre o papel da tutoria em disciplinas híbridas a partir da revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos nacionais que tratam sobre o tema, a exemplo da plataforma Google Acadêmico e Scielo Brasil. Para tal, usou os seguintes descritores: tutor EaD; tutoria em disciplinas híbridas; papel da tutoria na EaD. O desafio do tutor centra-se em manter o interesse dos estudantes pelas múltiplas oportunidades de aprendizagem, motivando-o, amparando-o e conduzindo-o no processo de aprendizagem. Uma vez que, a partir das interações e do engajamento a distância acaba sendo diluída. Nesse contexto, o desenvolvimento da aprendizagem dar-se-á, ao passo que houver interação com o social, com o outro, igualmente com a valorização de sua cultura. Esta perspectiva dinâmica de aprendizagem coloca a tecnologia no âmago do debate, não como responsável pelo processo de aprendência, mas como caminho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.