Este artigo descreve algumas experiências teórico-metodológicas vividas no Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades da Faculdade de Educação, Agricultura e Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, na cidade de Humaitá. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, mas também, a análise observacional, interativa e participativa das práticas pedagógicas que fundamentam o desenvolvimento da disciplina estágio em docência. Uma prática exigida para a conclusão da pós graduação stricto sensu desta instituição. O objetivo é refletir como a prática do estágio, pode influenciar o futuro professor em sua carreira, unindo teoria e prática, para experimentar a realidade de uma sala de aula, explorando temas de fato relevantes na construção desse profissional que sempre está aprendendo, e tem consciência disso. Subsidiaram este estudo, autores, que também compunham o plano de ensino da disciplina, tais como: Zabala (1998), Thomazi (2009), Perrenoud (2002), Libâneo (2005), Moran (2017), Silveira (2009), entre outros. Os resultados apontam que de fato é necessário, estar com o professor, vivenciar experiências que só o chão da sala de aula pode oferecer, pois por mais ricas que sejam as contribuições teóricas, elas necessitam de práticas que só o dia a dia em sala de aula podem dar conta de mostrar.