Esta pesquisa é um recorte de um trabalho de conclusão de curso, defendido no curso de Licenciatura em Pedagogia. A busca pela erradicação do analfabetismo no Brasil é uma luta secular, durante todo esse período muitos indivíduos foram estigmatizados como pessoas enfermas, problemáticas e incapazes, por não se enquadrarem nos parâmetros de uma sociedade letrada. Para compreendermos as causas que tornam o Brasil um país com altos índices de pessoas analfabetas é preciso entender como se configurou as primeiras políticas educacionais voltadas para superação do analfabetismo, educação de jovens e adultos e o contexto social. O início dos anos 1960 foram marcados pelos surgimentos de campanhas e movimentos ligadas a alfabetização dos sujeitos acima dos 15 anos. Esses movimentos voltados para a erradicação do analfabetismo seguiam uma perspectiva de educação popular e tinha o método Paulo Freire como um direcionamento nas suas atividades. Assim, temos como objetivo discutir o analfabetismo no Brasil e os efeitos do método de alfabetização Freiriana na Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, é um estudo de caráter qualitativo, bibliográfico e documental. Por fim, podemos perceber que a Educação de Jovens e Adultos não é um ambiente que visa cuidar de indivíduos enfermos, o papel dessa modalidade de ensino é tornar o sujeito um ser consciente, e dar visibilidade a seres humanos que foram ignorados dentro de uma sociedade excludente. No Brasil a educação de jovens e adultos surge com o intuito de alfabetizar para o trabalho parte da população que por vários aspectos se distanciaram da escola no seu tempo regular.