RESUMO A fim de compreendermos a proposta do ensino de Língua Portuguesa abordada no documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, a partir dessas nossas observações, iremos refletir acerca do que elas podem contribuir com as Formações de Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as propostas apresentadas da BNCC na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas precisamente nas orientações que o documento traz para os componentes curriculares Língua Portuguesa e a produção textual. Esta pesquisa tem um caráter exploratório, pois tem a intenção de proporcionar um diálogo a respeito do assunto que vamos investigar, a partir desses diálogos podemos contribuir compartilhando informações para futuros cursos de Formação de Professores. Nesta pesquisa usaremos as orientações da BNCC, especificamente as habilidades e competências do eixo de produção de textos, que são a base do corpus da análise desta pesquisa. Como metodologia deste trabalho adotaremos as propostas da BNCC referentes a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com o eixo nas orientações que o documento traz para os componentes curriculares Língua Portuguesa no viés da produção textual para o ensino médio. Nosso artigo pauta-se nas considerações de Castro (2019), BNCC (2017), entre outros. Os resultados obtidos a partir das leituras e discussões dos documentos que regem a educação no Brasil, bem como outros materiais como norteadores desta pesquisa, exposto neste trabalho, nos levaram a refletir quanto sobre as várias situações do nosso cotidiano docente, esperamos que esta pesquisa contribua com futuros trabalhos científicos.