Esta investigação está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objetivo analisar os sentidos e significados do ensino da arte no ambiente escolar na concepção dos professores de arte. Frente ao objetivo, problematiza-se: A concepção dos professores em relação ao ensino da Arte no espaço escolar traz sentidos e significados para que eles reconheçam a arte como processo humanizador? Para essa busca o aporte teórico ancora-se na teoria histórico-cultural, com base no materialismo histórico-dialético. Para tanto, realizamos entrevistas com cinco professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, no seguimento de Ensino fundamental anos iniciais e finais. As entrevistas foram organizadas em duas unidades de análise: formação e arte e arte na escola. Os resultados finais apontam que nos depoimentos dos professores, mesmo diante das dificuldades encontradas, a criatividade é o ponto mais relevante no processo de ensino da arte, fato que afasta a possibilidade de compreensão de que a transmissão do conhecimento valoriza a arte em relação aos conteúdos clássicos, os quais o professor intencionalmente organiza para que os alunos se apropriem do conhecimento acumulado pela humanidade. Portanto, com base nas práticas, os sentidos e significados não revelam a possibilidade de reconhecer que a arte pode possibilitar a humanização no espaço escolar.