A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino aprendizagem que visa incentivar o aluno a desenvolver seu interesse pela docência. A monitora, é vista como agente no processo de ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição, sua atuação deve ocorrer de maneira participativa em conjunto com o professor orientador. A prática da monitoria pode acontecer em diversos ambientes, tais como a própria sala de aula, biblioteca, laboratório, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho relata a experiência da monitoria na disciplina de "Prática Como Componente Curricular I - Pesquisa em Educação", no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo no Ensino Remoto Emergencial durante os semestres letivos de 2020.1 e 2020.2. Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, além de buscar compreender sua contribuição na formação docente. Durante este período foram desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, dentre as quais destacam-se a participação e ministração de aulas acompanhadas pelos professores da disciplina, elaboração de questionários e atividades, interação via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), diálogos com a turma em grupos de WhatsApp. Os resultados da experiência da monitoria em ambiente virtual durante a pandemia colaboraram para uma nova visão da vivência didático-pedagógica em diferentes espaços de educação, o protagonismo discente do monitor, onde foi possível desenvolver habilidades como a oralidade, trabalho em equipe e o domínio acerca de plataforma digitais. Diante do exposto, observou-se que mesmo durante o Ensino Remoto Emergencial a experiência de monitoria acadêmica contribui consideravelmente para o crescimento pessoal e profissional do aluno, visto que este se apresenta como ponte entre o professor e os alunos na assimilação dos conteúdos abordados.