Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ACADÊMICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90085
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3486
    "inscrito_id" => 12327
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino aprendizagem que visa incentivar o aluno a desenvolver seu interesse pela docência. A monitora, é vista como agente no processo de ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição, sua atuação deve ocorrer de maneira participativa em conjunto com o professor orientador. A prática da monitoria pode acontecer em diversos ambientes, tais como a própria sala de aula, biblioteca, laboratório, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho relata a experiência da monitoria na disciplina de "Prática Como Componente Curricular I - Pesquisa em Educação", no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo no Ensino Remoto Emergencial durante os semestres letivos de 2020.1 e 2020.2. Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, além de buscar compreender sua contribuição na formação docente. Durante este período foram desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, dentre as quais destacam-se a participação e ministração de aulas acompanhadas pelos professores da disciplina, elaboração de questionários e atividades, interação via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), diálogos com a turma em grupos de WhatsApp. Os resultados da experiência da monitoria em ambiente virtual durante a pandemia colaboraram para uma nova visão da vivência didático-pedagógica em diferentes espaços de educação, o protagonismo discente do monitor, onde foi possível desenvolver habilidades como a oralidade, trabalho em equipe e o domínio acerca de plataforma digitais. Diante do exposto, observou-se que mesmo durante o Ensino Remoto Emergencial a experiência de monitoria acadêmica contribui consideravelmente para o crescimento pessoal e profissional do aluno, visto que este se apresenta como ponte entre o professor e os alunos na assimilação dos conteúdos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12327_TB3486_01122022230255.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.alves@academico."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90085
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3486
    "inscrito_id" => 12327
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino aprendizagem que visa incentivar o aluno a desenvolver seu interesse pela docência. A monitora, é vista como agente no processo de ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição, sua atuação deve ocorrer de maneira participativa em conjunto com o professor orientador. A prática da monitoria pode acontecer em diversos ambientes, tais como a própria sala de aula, biblioteca, laboratório, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho relata a experiência da monitoria na disciplina de "Prática Como Componente Curricular I - Pesquisa em Educação", no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo no Ensino Remoto Emergencial durante os semestres letivos de 2020.1 e 2020.2. Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, além de buscar compreender sua contribuição na formação docente. Durante este período foram desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, dentre as quais destacam-se a participação e ministração de aulas acompanhadas pelos professores da disciplina, elaboração de questionários e atividades, interação via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), diálogos com a turma em grupos de WhatsApp. Os resultados da experiência da monitoria em ambiente virtual durante a pandemia colaboraram para uma nova visão da vivência didático-pedagógica em diferentes espaços de educação, o protagonismo discente do monitor, onde foi possível desenvolver habilidades como a oralidade, trabalho em equipe e o domínio acerca de plataforma digitais. Diante do exposto, observou-se que mesmo durante o Ensino Remoto Emergencial a experiência de monitoria acadêmica contribui consideravelmente para o crescimento pessoal e profissional do aluno, visto que este se apresenta como ponte entre o professor e os alunos na assimilação dos conteúdos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12327_TB3486_01122022230255.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.alves@academico."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino aprendizagem que visa incentivar o aluno a desenvolver seu interesse pela docência. A monitora, é vista como agente no processo de ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição, sua atuação deve ocorrer de maneira participativa em conjunto com o professor orientador. A prática da monitoria pode acontecer em diversos ambientes, tais como a própria sala de aula, biblioteca, laboratório, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho relata a experiência da monitoria na disciplina de "Prática Como Componente Curricular I - Pesquisa em Educação", no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo no Ensino Remoto Emergencial durante os semestres letivos de 2020.1 e 2020.2. Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, além de buscar compreender sua contribuição na formação docente. Durante este período foram desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, dentre as quais destacam-se a participação e ministração de aulas acompanhadas pelos professores da disciplina, elaboração de questionários e atividades, interação via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), diálogos com a turma em grupos de WhatsApp. Os resultados da experiência da monitoria em ambiente virtual durante a pandemia colaboraram para uma nova visão da vivência didático-pedagógica em diferentes espaços de educação, o protagonismo discente do monitor, onde foi possível desenvolver habilidades como a oralidade, trabalho em equipe e o domínio acerca de plataforma digitais. Diante do exposto, observou-se que mesmo durante o Ensino Remoto Emergencial a experiência de monitoria acadêmica contribui consideravelmente para o crescimento pessoal e profissional do aluno, visto que este se apresenta como ponte entre o professor e os alunos na assimilação dos conteúdos abordados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.