Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO DE GRÁFICOS COM O USO DO EXCEL A PARTIR DA COLETA DE LIXO NUMA ESCOL

Palavra-chaves: LIXO, EDUCAÇÃO, TIC Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7966
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1840
    "inscrito_id" => 4296
    "titulo" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO DE GRÁFICOS COM O USO DO EXCEL A PARTIR DA COLETA DE LIXO NUMA ESCOL"
    "resumo" => "Este artigo aborda questões relacionadas ao uso de um aplicativo de informática para o tratamento de dados sobre a produção de lixo numa escola da rede estadual de ensino do estado da Paraíba. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver competências e habilidades previstas pelos parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Matemática. Desenvolvemos as atividades com um grupo de alunos das da 1ª e 2ª séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Os alunos realizaram uma coleta de dados sobre a quantidade e o tipo de lixo produzido na escola durante uma semana e com o uso de uma planilha eletrônica e criaram tabelas e gráficos para diferentes turnos de funcionamento da escola. O lixo foi classificado em orgânico e inorgânico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais já apontam para a importância do ensino da Matemática integrada as novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente, com o uso dos computadores como instrumento para levar o aluno a testar suas hipóteses e construir seu conhecimento por meio da interação com a máquina. Ao longo desenvolvimento da atividade realizamos leituras de gráficos e tabelas com informação sobre a produção de lixo no brasil e dados sobre reciclagem, confeccionamos gráficos e tabelas e discutimos os resultados, transformar os dados coletados sobre a produção de lixo na escola em tabelas e gráficos, discutimos sobre unidades de medidas de massa (kg e ton), foi proposta a produção, com a ajuda do professor de biologia, compostagem para a produção de uma horta orgânica. Como resultados obtidos podemos citar que o uso do Excel na sala de aula como uma tecnologia da informação e comunicação provocou interesse por parte dos alunos em manusear o aplicativo e interpretar os resultados obtidos com a coleta de dados, cerca de 95% dos alunos não fazem uso deste aplicativo pois são poucos os professores que possuem domínio sobre os mesmo para utilizar em atividades nas aulas de ciências e ou de matemática, os alunos produziram um relatório sobre a produção de lixo na escola, foi discutida a destinação mais adequada do lixo escolar, o lixo inorgânico será destinado a catadores de recicláveis. Os alunos demonstraram domínio na construção e interpretação de tabelas e gráficos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LIXO, EDUCAÇÃO, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_03_48_idinscrito_4296_7df7035e207406a3ad40c04885b29ddb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CARVALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CARVALHO"
    "autor_email" => "fatimacarvalho119@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7966
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1840
    "inscrito_id" => 4296
    "titulo" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO DE GRÁFICOS COM O USO DO EXCEL A PARTIR DA COLETA DE LIXO NUMA ESCOL"
    "resumo" => "Este artigo aborda questões relacionadas ao uso de um aplicativo de informática para o tratamento de dados sobre a produção de lixo numa escola da rede estadual de ensino do estado da Paraíba. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver competências e habilidades previstas pelos parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Matemática. Desenvolvemos as atividades com um grupo de alunos das da 1ª e 2ª séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Os alunos realizaram uma coleta de dados sobre a quantidade e o tipo de lixo produzido na escola durante uma semana e com o uso de uma planilha eletrônica e criaram tabelas e gráficos para diferentes turnos de funcionamento da escola. O lixo foi classificado em orgânico e inorgânico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais já apontam para a importância do ensino da Matemática integrada as novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente, com o uso dos computadores como instrumento para levar o aluno a testar suas hipóteses e construir seu conhecimento por meio da interação com a máquina. Ao longo desenvolvimento da atividade realizamos leituras de gráficos e tabelas com informação sobre a produção de lixo no brasil e dados sobre reciclagem, confeccionamos gráficos e tabelas e discutimos os resultados, transformar os dados coletados sobre a produção de lixo na escola em tabelas e gráficos, discutimos sobre unidades de medidas de massa (kg e ton), foi proposta a produção, com a ajuda do professor de biologia, compostagem para a produção de uma horta orgânica. Como resultados obtidos podemos citar que o uso do Excel na sala de aula como uma tecnologia da informação e comunicação provocou interesse por parte dos alunos em manusear o aplicativo e interpretar os resultados obtidos com a coleta de dados, cerca de 95% dos alunos não fazem uso deste aplicativo pois são poucos os professores que possuem domínio sobre os mesmo para utilizar em atividades nas aulas de ciências e ou de matemática, os alunos produziram um relatório sobre a produção de lixo na escola, foi discutida a destinação mais adequada do lixo escolar, o lixo inorgânico será destinado a catadores de recicláveis. Os alunos demonstraram domínio na construção e interpretação de tabelas e gráficos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LIXO, EDUCAÇÃO, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_03_48_idinscrito_4296_7df7035e207406a3ad40c04885b29ddb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CARVALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CARVALHO"
    "autor_email" => "fatimacarvalho119@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo aborda questões relacionadas ao uso de um aplicativo de informática para o tratamento de dados sobre a produção de lixo numa escola da rede estadual de ensino do estado da Paraíba. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver competências e habilidades previstas pelos parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Matemática. Desenvolvemos as atividades com um grupo de alunos das da 1ª e 2ª séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Os alunos realizaram uma coleta de dados sobre a quantidade e o tipo de lixo produzido na escola durante uma semana e com o uso de uma planilha eletrônica e criaram tabelas e gráficos para diferentes turnos de funcionamento da escola. O lixo foi classificado em orgânico e inorgânico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais já apontam para a importância do ensino da Matemática integrada as novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente, com o uso dos computadores como instrumento para levar o aluno a testar suas hipóteses e construir seu conhecimento por meio da interação com a máquina. Ao longo desenvolvimento da atividade realizamos leituras de gráficos e tabelas com informação sobre a produção de lixo no brasil e dados sobre reciclagem, confeccionamos gráficos e tabelas e discutimos os resultados, transformar os dados coletados sobre a produção de lixo na escola em tabelas e gráficos, discutimos sobre unidades de medidas de massa (kg e ton), foi proposta a produção, com a ajuda do professor de biologia, compostagem para a produção de uma horta orgânica. Como resultados obtidos podemos citar que o uso do Excel na sala de aula como uma tecnologia da informação e comunicação provocou interesse por parte dos alunos em manusear o aplicativo e interpretar os resultados obtidos com a coleta de dados, cerca de 95% dos alunos não fazem uso deste aplicativo pois são poucos os professores que possuem domínio sobre os mesmo para utilizar em atividades nas aulas de ciências e ou de matemática, os alunos produziram um relatório sobre a produção de lixo na escola, foi discutida a destinação mais adequada do lixo escolar, o lixo inorgânico será destinado a catadores de recicláveis. Os alunos demonstraram domínio na construção e interpretação de tabelas e gráficos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.