ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES SOBRE OS FATORES QUE NEGATIVAM O PROCESSO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7225 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES SOBRE OS FATORES QUE NEGATIVAM O PROCESSO" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino, destina-se a um público que não pôde concluir os estudos nas etapas da educação básica na idade regular. Pelo fato de se tratar de um público específico, as propostas e ações educacionais devem ser elaboradas, repeitando o jovem e o adulto, suas condições de vida, suas necessidades e anseios, assim como, sua história de vida e o contexto sociocultural em que está inserido. O trabalho intitulado, ensino e aprendizagem na EJA: perspectivas dos professores sobre os fatores que negativam o processo, partiu de uma inquietação para estudar as dificuldades que permeiam o processo educativo na EJA e os fatores que estão subjacentes. Desse modo, o trabalho visa abordar e trazer uma reflexão sobre os aspectos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido numa escola municipal, que oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. Respaldado na abordagem da pesquisa qualitativa, na coleta dos dados, realizou-se questionários a duas professoras da EJA que lecionam no II, III e IV períodos, e observações durante as aulas. As discussões do trabalho estão referenciadas em autores, como: Gadotti (2008), Freire, (1987), entre outros. O texto em tela evidencia, na perspectiva das professoras da EJA, que um dos anseios do educando nos estudos, é recuperar a oportunidade que não teve na infância, todavia, também revela a dificuldade que alguns têm de acompanhar os conteúdos. Na visão das professoras, a falta de incentivo dos familiares e o trabalho dos alunos, são alguns fatores que prejudicam o rendimento escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "DIFICULDADES /FATORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_01_11_27_idinscrito_3891_e168c67547c54938000d5ed150e2d411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7225 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES SOBRE OS FATORES QUE NEGATIVAM O PROCESSO" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino, destina-se a um público que não pôde concluir os estudos nas etapas da educação básica na idade regular. Pelo fato de se tratar de um público específico, as propostas e ações educacionais devem ser elaboradas, repeitando o jovem e o adulto, suas condições de vida, suas necessidades e anseios, assim como, sua história de vida e o contexto sociocultural em que está inserido. O trabalho intitulado, ensino e aprendizagem na EJA: perspectivas dos professores sobre os fatores que negativam o processo, partiu de uma inquietação para estudar as dificuldades que permeiam o processo educativo na EJA e os fatores que estão subjacentes. Desse modo, o trabalho visa abordar e trazer uma reflexão sobre os aspectos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido numa escola municipal, que oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. Respaldado na abordagem da pesquisa qualitativa, na coleta dos dados, realizou-se questionários a duas professoras da EJA que lecionam no II, III e IV períodos, e observações durante as aulas. As discussões do trabalho estão referenciadas em autores, como: Gadotti (2008), Freire, (1987), entre outros. O texto em tela evidencia, na perspectiva das professoras da EJA, que um dos anseios do educando nos estudos, é recuperar a oportunidade que não teve na infância, todavia, também revela a dificuldade que alguns têm de acompanhar os conteúdos. Na visão das professoras, a falta de incentivo dos familiares e o trabalho dos alunos, são alguns fatores que prejudicam o rendimento escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "DIFICULDADES /FATORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_01_11_27_idinscrito_3891_e168c67547c54938000d5ed150e2d411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }