Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 239
ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES SOBRE OS FATORES QUE NEGATIVAM O PROCESSO

Palavra-chaves: DIFICULDADES /FATORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EJA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino, destina-se a um público que não pôde concluir os estudos nas etapas da educação básica na idade regular. Pelo fato de se tratar de um público específico, as propostas e ações educacionais devem ser elaboradas, repeitando o jovem e o adulto, suas condições de vida, suas necessidades e anseios, assim como, sua história de vida e o contexto sociocultural em que está inserido. O trabalho intitulado, ensino e aprendizagem na EJA: perspectivas dos professores sobre os fatores que negativam o processo, partiu de uma inquietação para estudar as dificuldades que permeiam o processo educativo na EJA e os fatores que estão subjacentes. Desse modo, o trabalho visa abordar e trazer uma reflexão sobre os aspectos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido numa escola municipal, que oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. Respaldado na abordagem da pesquisa qualitativa, na coleta dos dados, realizou-se questionários a duas professoras da EJA que lecionam no II, III e IV períodos, e observações durante as aulas. As discussões do trabalho estão referenciadas em autores, como: Gadotti (2008), Freire, (1987), entre outros. O texto em tela evidencia, na perspectiva das professoras da EJA, que um dos anseios do educando nos estudos, é recuperar a oportunidade que não teve na infância, todavia, também revela a dificuldade que alguns têm de acompanhar os conteúdos. Na visão das professoras, a falta de incentivo dos familiares e o trabalho dos alunos, são alguns fatores que prejudicam o rendimento escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.