ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE CONSTITUEM A ?REA DE ENSINO DE CI?NCIAS E SUA RELA??O COM OS ASPECTOS POL?TICO-SOCIAIS. AO ANALISAR A CORRELA??O E CONTRIBUI??O COM RELA??O AOS ASPECTOS POL?TICO-SOCIAIS SURGIU OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: O QUE ? CI?NCIAS? QUAL O OBJETIVO DO ENSINO DE CI?NCIAS? PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGR?FICA COM O INTUITO DE APONTAR AS IMPLICA??ES DOS FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. PARA TANTO, ESSE CONTE?DO, AQUI APRESENTADO PODER?O SUBSIDIAR POL?TICAS P?BLICAS LOCAIS E AUXILIAR NA PERCEP??O DO QUE ? CI?NCIA, ASSIM COMO A RELA??O ENTRE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. A FUNDAMENTA??O TE?RICA DESTE TRABALHO SE DEU A PARTIR DE CANAVARRO (2000), CHALMERS (1993), COBERN E LOVING (2001), KRASILCHIK (1987 E 2000) E NARDI (2007) PARA CONCEITUAR A CI?NCIA COM ?NFASE NO ENSINO DE CI?NCIAS E GADOTTI (2000), VEIGA (2000, 2001 E 2003), COSTA E MADEIRO (1997), PARA EMBASAR A RELA??O ENTRE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA E GIL-P?REZ. ET AL (2005), MARCO (2000), REID E HADSON (1993) E LIB?NEO (1983) PARA FUNDAMENTAR AS COMPET?NCIAS PARA DOC?NCIA DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. OS DADOS, AQUI APRESENTADOS, PODER?O SUBSIDIAR POL?TICAS P?BLICAS LOCAIS E AUXILIAR NA PERCEP??O DAS IMPLICA??ES DOS FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA, BEM COMO CONTRIBUIR NA FORMA??O DE PROFESSORES.