ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A BIOGRAFIA DA EDUCADORA CARMEM COELHO DE MIRANDA FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PARAIBANA ENTRE OS ANOS DE 1931, ANO EM QUE INICIA SEUS ESTUDOS NA ESCOLA NORMAL, ATÉ O ANO DE 1945, ANO EM QUE SE APOSENTA DO OFÍCIO DE PROFESSORA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA BASEIA-SE NA PERSPECTIVA DA NOVA HISTÓRIA CULTURAL, TRAZIDA POR BURKE (1992 E 2005), DE BIOGRAFIA POR BORGES (2006) E LEVI (1996). PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE A HISTÓRIA NÃO É CONSTRUÍDA APENAS COM GRANDES FEITOS DE HERÓIS, COMO ERA RETRATADO NA HISTÓRIA TRADICIONAL EM SUA VISÃO MACRO, MAS, SEGUNDO A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA CULTURAL, QUE DESLOCA SUA ATENÇÃO PARA HOMENS COMUNS, MULHERES, NEGROS, CRIANÇAS, IDOSOS, PREOCUPA-SE COM SUAS PRÁTICAS CULTURAIS E SUAS EXPERIÊNCIAS DE MUDANÇA SOCIAL PARA APOIAR ESSA PESQUISA (BURKE, 2005). NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE FORAM MUITAS AS CONTRIBUIÇÕES DE CARMEN COELHO DE MIRANDA FREIRE NO CONTEXTO EDUCACIONAL E ACADÊMICO NO ESTADO DA PARAÍBA E FOI NESSE INTUITO DE DESTACAR A TRAJETÓRIA PESSOAL E INTELECTUAL DE UMA EDUCADORA TÃO ATUANTE QUE FOI DADO ESSE DESTAQUE A FIM DE CONTRIBUIR AINDA MAIS COM A HISTORIOGRAFIA DE MULHERES EDUCADORAS NA PARAÍBA QUE EM SUA ÉPOCA DE ATUAÇÃO DEIXARAM SUAS COLABORAÇÕES REGISTRADAS.