PESQUISAS APONTAM QUE SÃO MUITOS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES NO ENSINO DE FÍSICA, DESESTIMULANDO TANTO PROFESSORES COMO ESTUDANTES. VISANDO TORNAR O ENSINO MAIS DINÂMICO E ATRATIVO, A ROBÓTICA EDUCACIONAL SURGE COMO UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA MINIMIZAR ESTAS DIFICULDADES. DESSE MODO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM ÂMBITO ESCOLAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE O CONTEÚDO DE ENERGIA, TENDO COMO PÚBLICO ALVO, ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA CIDADE DE UMBUZEIRO, PARAÍBA. APRESENTAMOS O RELATO DAS ETAPAS DA PESQUISA, EM QUE FOI ABORDADO AS ENERGIAS SOLAR E EÓLICA, COMO FONTES SUSTENTÁVEIS NUMA PERSPECTIVA DO USO RACIONAL DA ENERGIA. DESTE RELATO, PODEMOS DESTACAR O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NESTAS AULAS, SENDO NOTÓRIO QUE A ROBÓTICA EDUCACIONAL FOI UMA FERRAMENTA ATRATIVA E MOTIVADORA, POIS ATRAVÉS DA MESMA, OS ALUNOS MOSTRARAM UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO NAS AULAS.