CONHECER AS PRINCIPAIS MUDANÇAS QUE ACONTECEM A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO É UM ASSUNTO MAIS DO QUE PERTINENTE, ATÉ PORQUE É POSSÍVEL ENTENDER COMO ALGUNS ESTADOS VEM SE COMPORTANDO DIANTE ESSE NOVO CENÁRIO. A PRESENTE PESQUISA TEM O PAPEL DE DEMONSTRAR COMO ISSO JÁ ESTÁ ACONTECENDO, PORÉM SEU PRINCIPAL OBJETIVO ENTENDER A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO NOVO ENSINO MÉDIO DIANTE O NOVO PROJETO-PILOTO NUMA ESCOLA DE CAÇADOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA. A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICA UTILIZOU DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA NUMA ESCOLA PROJETO-PILOTO EM CAÇADOR COM SEIS PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, OS QUESTIONAMENTOS SE DERAM SOBRE OS DESAFIOS DOS PROFESSORES, QUAIS SÃO SUAS MUDANÇAS EM SUAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO NOVO ENSINO MÉDIO, COMO AVALIA O PLANEJAMENTO PARA ESSAS MUDANÇAS, O QUE AINDA PRECISA MELHORAR E OS PRÓPRIOS OBJETIVOS DOS DOCENTES QUE ESTÃO ALI INSERIDOS. OS RESULTADOS OBTIDOS SÃO DE UMA AUSÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E DE INFORMAÇÃO DE COMO QUE TUDO FUNCIONARIA, OBSERVOU UMA MUDANÇA EM RELAÇÃO AS SUAS PRÁTICAS PRINCIPALMENTE POR CONTA DE TODAS AS NOVIDADES, QUANTO AO PLANEJAMENTO ELES OBSERVAM QUE TEM SIDO UM BOM MOMENTO PRINCIPALMENTE PARA ENTENDER O SUJEITO ALUNO-CIDADÃO, QUE AINDA EXISTEM MUITOS PERCALÇOS E HÁ UMA NECESSIDADE DE UMA REESTRUTURAÇÃO, QUANTO AOS OBJETIVOS OS DOCENTES APRESENTAM A NECESSIDADE DE CONTINUAR CRIANDO UM ESPAÇO DE MOTIVAÇÃO E DE EMPENHO PARA DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PARA O CONHECIMENTO. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES ESTÃO EMPENHADOS, MAS AINDA HÁ MUITO O QUE SE FAZER DIANTE UM CENÁRIO AINDA TÃO INCERTO.