ESTE TRABALHO TEM COMO PONTO PRINCIPAL, PROPOR UM DEBATE SOBRE COMO PODEM SER OS EFEITOS DA EDUCA??O AMBIENTAL NO ENSINO P?BLICO E COMO ELA PODER IMPACTAR NAS A??ES DOS ESTUDANTES RESIDENTES NO COMPLEXO DA MAR?, ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO. DESTA FORMA FOI POSS?VEL CONCLUIR QUE, VERIFICANDO A NECESSIDADE DE PROTE??O AO MEIO AMBIENTE E CONSERVA??O DOS RECURSOS NATURAIS, S?O PROPOSTAS IN?MERAS POL?TICAS E LEGISLA??ES SOBRE A CONSERVA??O AMBIENTAL QUE ESTIMULAM A A COLETA SELETIVA, A CONSEQUENTE RECICLAGEM DE RES?DUOS S?LIDOS E A REDU??O NA EMISS?O DE DEJETOS. ESTAS ALTERNATIVAS NO CAMPO AMBIENTAL ENCONTRAM NAS ESCOLAS UM LOCAL PROP?CIO DE ATUA??O , OBJETIVANDO ESTIMULAR NOS JOVENS, A IMPORT?NCIA DO MEIO AMBIENTE E INCREMENTAR AS A??ES DE PRESERVA??O QUE PODEM SER TRABALHADAS AL?M DOS MUROS DA ESCOLA,TODAVIA, AS A??ES QUE TANGEM UMA EDUCA??O SUSTENT?VEL PRECISAM SER UM MEIO DE CONSTRU??O DE UMA SOCIEDADE CONSCIENTE E AMBIENTALMENTE RESPONS?VEL, PROMOVENDO UM EQUILIBRIO AMBIENTAL CADA VEZ MAIS PRESENTE NO COTIDIANO. REUNINDO INFORMA??ES TE?RICAS E PR?TICAS, FOI POSS?VEL VERIFICAR QUE AS A??ES DE EDUCA??O AMBIENTAL POSSIBILITAM UM ELEVADO ALCANCE SOCIAL DE SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS, TRABALHANDO NA FORMA??O DE NOVOS PROFISSIONAIS E, PRINCIPALMENTE DE CIDAD?OS AMBIENTALMENTE RESPONS?VEIS,COMPROMETIDOS COM A PRESERVA??O DOS RECURSOS NATURAIS, UTILIZ?-LOS COM CRESCENTE RESPONSABILIDADE E RACIONALIDADE E, PRINCIPALMENTE, APTOS A VIVER DE MANEIRA MAIS SUSTENT?VEL, CAPAZES DE PROMOVER A??ES MAIS EFETIVAS QUE ABORDEM A TEM?TICA AMBIENTAL. A ESCOLHA DESTE TEMA ? JUSTIFICADO PELA SUA ATUAL RELEV?NCIA AL?M DA POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR PARA O AMBIENTE ACAD?MICO . O M?TODO DE PESQUISA TEM NATUREZA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM EXPLORAT?RIA E PESQUISA DO TIPO BIBLIOGR?FICA ALIADA ? PESQUISA DE CAMPO.