ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM TRABALHO RESULTANTE DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO GIRA MUNDO ISRAEL QUE TEVE COMO OBJETIVO, ESTABELECER RELAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS VIVENCIADAS NA REGIÃO ÁRIDA NO SUL DE ISRAEL E NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, UTILIZANDO DIFERENTES ALTERNATIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS, ALINHANDO OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS ÀS HABILIDADES PRESENTES EM CONTEÚDOS CURRICULARES, COM FOCO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO E APRESENTANDO CONTRIBUIÇÕES COM A SUSTENTABILIDADE DE RECURSOS HÍBRIDOS. O ESTUDO TRAZ COMO QUESTÃO CENTRAL, COMPROVAR, JUNTO AOS EDUCANDOS, SE TÉCNICAS VIVENCIADAS NO ESTADO DE ISRAEL, REAPLICADAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, DE FATO, SÃO RELEVANTES. ADOTA-SE COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA, ALÉM DO ESTUDO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS DOIS PAÍSES, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE OBRAS COMO, MOLLISON (1999), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1999), ALINHADOS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ENTRE OUTROS. DESTA FORMA, A PARTIR DESTE ESTUDO, EVIDENCIOU-SE, RESULTADOS SIGNIFICATIVOS, TANTO EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DOS EDUCANDOS EM SALA DE AULA, QUANTO EM RELAÇÃO À CONSCIÊNCIA CIDADÃ NO QUE SE REFERE ÀS QUESTÕES SUSTENTÁVEIS.