Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 03

E-books

ISBN: 978-65-86901-29-0

Visualizações: 80
A VIDA UNIVERSITÁRIA ESTUDANTIL E A SOCIALIZAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE DIFERENTES CURSOS: UM FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA - UFRN.

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA, VIDA ESTUDANTIL, INTERCIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR, E-book E-book

Resumo

O CONTEXTO DAS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA IMPELE UM OLHAR ATENTO A ESSE MEIO, ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS INTEGRANTES. NESSE SENTIDO, ESTE TEXTO VISA SINTETIZAR RESULTADOS E DISCUSSÕES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO CUJO OBJETIVO CENTROU-SE EM COMPREENDER, ATRAVÉS DE FALAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) (CURSO PRESENCIAL, CAMPUS NATAL), COMO A SOCIALIZAÇÃO COM ESTUDANTES DE OUTRAS ÁREAS OS INFLUENCIAM NAS SUAS PRÓPRIAS JORNADAS UNIVERSITÁRIAS. A PARTIR DE NOÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIAL, DESENVOLVEU-SE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E CRIATIVA, COM ELEMENTOS DA ETNOMETODOLOGIA E DA ENTREVISTA COMPREENSIVA. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS, FEITAS OBSERVAÇÕES NA UFRN (BRASIL) E NA UNIVERSITÉ DE LORRAINE (FRANÇA), E REALIZADAS 12 ENTREVISTAS COM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. O DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO POSSIBILITOU A ELABORAÇÃO DE CINCO ELEMENTOS INTERPRETATIVOS: TEMPO, DIRECIONAMENTO, PERCURSO, COMPANHEIROS E “ESPÍRITO VIAJANTE”; OS QUAIS REVELARAM QUE A SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA COM OS DE OUTROS CURSOS RELACIONA-SE AOS OBJETIVOS DE VIDA, PESSOAIS E ACADÊMICOS DOS ALUNOS, TAL COMO COM A RELAÇÃO COM COLEGAS, PROFESSORES E OS ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE E COM A POSTURA DE ENGAJAMENTO COM ESSAS RELAÇÕES, SEJAM ELAS MAIS LOCALIZADAS AOS ESTUDANTES DA PEDAGOGIA, DISPONÍVEIS AOS DEMAIS OU MAIS DESBRAVADORAS DAS RELAÇÕES COM OS ESTUDANTES DE OUTROS CURSOS. COMPREENDEU-SE QUE A SOCIALIZAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E DE DIFERENTES CURSOS CORROBORA PARA UM APRENDIZADO ÉTICO DE RESPEITO E TOLERÂNCIA, PARA A RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO ESTUDANTE E DISPÕE DE SIGNIFICATIVA POTÊNCIA CRIATIVA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.