ESTE ARTIGO TRAZ COMO TEMÁTICA A EDUCAÇÃO DO CAMPO, DANDO ÊNFASE AO PROCESSO DA
POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO, QUE VEM SENDO IMPLEMENTADA NOS TEMPOS ATUAIS, DIVERGINDO DO FORMATO
ORIGINAL PROPOSTO À ZONA RURAL COM A PROMOÇÃO DA ESCOLA ISOLADA, QUE ATUALMENTE RECEBE A
NOMENCLATURA TURMA MULTISSERIADA, CARACTERÍSTICA MARCANTE DA ESCOLA DO CAMPO. OS MOVIMENTOS
SOCIAIS FORAM DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO,
IMPULSIONARAM A LUTA PELA GARANTIA DOS DIREITOS E A DIGNIDADE DO HOMEM DO CAMPO, VALORIZANDO
SUAS RAÍZES SOCIOCULTURAIS, ONDE ELE SEJA PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM,
LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A REALIDADE LOCAL E A PARTIR DAÍ, CONSTRUIR UM CURRÍCULO ESPECÍFICO DO
CAMPO E NÃO UM CURRÍCULO COM CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO URBANA. O ESTUDO ANALISA O PROCESSO
DA POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO COMO UM NOVO MODELO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ANALISANDO SEUS
ASPECTOS FORMAIS, NO QUE DIZ RESPEITO À LEGALIDADE DESSA IMPLEMENTAÇÃO, COM UM OLHAR VOLTADO
PARA QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM E A GARANTIA DOS DIREITOS CONQUISTADOS, DEFINIDOS NAS
DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO. TRATA DE UMA REVISÃO DE
LITERATURA, POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO BASES DE DADOS, LIVROS, BIBLIOTECAS
ONLINE E LEIS VOLTADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE REGIMENTAM A POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO.