NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE, ESPECIFICAMENTE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, PESQUISAS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS FUTUROS PROFESSORES. ESTE ARTIGO É O RESULTADO DE UMA BREVE PESQUISA DE ESTUDO DE CASO CUJO FOCO FOI INVESTIGAR E AVALIAR DE QUE FORMA O SUBPROJETO DE LETRAS-INGLÊS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS (FUTUROS) PROFESSORES DE INGLÊS. EMBASADOS NO LIVRO ‘CONVERSAS COM FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: AVANÇOS E DESAFIOS’ DE SILVA E ARAGÃO (2013), ESPECIFICAMENTE NO QUESTIONAMENTO 7 (SETE) E NA MAIORIA DAS RESPOSTAS A ESTA PERGUNTA, ELABORAMOS UM QUADRO REPRESENTATIVO DOS FATORES MAIS SINALIZADOS PELOS PROFESSORES RESPONDENTES DA REFERIDA INDAGAÇÃO CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NESTE SUBPROJETO. OS DADOS COLETADOS PARA ANÁLISE SURGIRAM DE DUAS FONTES: (I) AS DISCUSSÕES DURANTE UMA REUNIÃO DE ESTUDO DO SUBPROJETO E (II) OS COMENTÁRIOS DOS PIBIDIANOS NO NOSSO BLOG. NOSSOS RESULTADOS APONTAM UMA CONTRIBUIÇÃO EXPRESSIVA DO PIBID PARA COM A INDEPENDÊNCIA INFORMADA DOS PIBIDIANOS.