ESTE ARTIGO TRATA DO EST?GIO SUPERVISIONADO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCA??O PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO M?DIO NO ESTADO DO CEAR?, ESPECIFICAMENTE ESCOLAS QUE EST?O INSERIDAS NA REGI?O DO CARIRI. AQUI DISCORREMOS ESTUDOS FEITOS EM DOCUMENTOS QUE VERSAM SOBRE A TEM?TICA TRADADA PARA COMPREENDER E IDENTIFICAR A REAL FUN??O DO EST?GIO OFERTADO ATRAV?S DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DESSAS INSTITUI??ES. TIVEMOS COMO OBJETIVO CENTRAL DESVELAR A REALIDADE DO EST?GIO ATRAV?S DA LEI 11.788/2008 E QUAL SUA CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO JOVEM POBRE QUE ADENTRAM NESSAS INSTITUI??ES NO INTUITO DE UM SONHO A SER REALIZADO COM A FORMA??O T?CNICA E UMA VAGA NO MUNDO DE TRABALHO. A METODOLOGIA SE DEU ATRAV?S DE AUTORES COMO LIMA (2012), J?NIOR (2014), PEREIRA (2015) BEM COMO, LEITURAS DE DOCUMENTOS COMO A COORDENADORIA DE EDUCA??O PROFISSIONAL - COEDP, BEM COMO A TECNOLOGIA EMPRESARIAL SOCIOEDUCACIONAL- TESE, A LEI 11.788 DE 2008 QUE FUNDAMENTARAM O EST?GIO E SUA REGULARIDADE NESSAS INSTITUI??ES, ENTRE OUTRAS FONTES. TIVEMOS COMO RESULTADOS PARCIAIS, QUE O EST?GIO SUPERVISIONADO OFERTADO NAS ESCOLAS PROFISSIONAIS INTEGRADA AO ENSINO M?DIO NO ESTADO DO CEAR?, FOCA O EMPREENDEDORISMO NA FORMA??O DO JOVEM NO INTUITO DE INGRESSAR O MESMO NO MERCADO DE TRABALHO. OUTROSSIM, O ESTUDO MOSTROU QUE O EST?GIO VOLTADO PARA FORMA??O PROFISSIONAL NECESSITA DE UM OLHAR MAIS AMPLO QUANTO A FORMA??O DESTE JOVEM QUE SONHA COM UMA QUALIFICA??O PROFISSIONAL DE QUALIDADE.