Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 03

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ISBN: 978-65-86901-29-0

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NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ASFRONTEIRAS ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E AEXCLUSÃO DIGITAL

Palavra-chaves: CLASSES SOCIAIS, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EXCLUSÃO DIGITAL, IDEOLOGIA DE EXCLUSÃO, E-book E-book

Resumo

O PRESENTE TEXTO PRETENDE PROBLEMATIZAR A TEMÁTICA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL, BASEADO NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO NUMA LÓGICA MEDIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS. POR OUTRO ÂNGULO, OBJETIVA LEVANTAR QUESTIONAMENTOS SOBRE “EXCLUSÃO DIGITAL” COMO FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO, LEVANTANDO QUESTÕES DE COMO ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS CORROBORAM PARA A PREVALÊNCIA DE DIFERENÇAS NAS CLASSES SOCIAIS, SEM PODER AQUISITIVO SUFICIENTE PARA ACOMPANHAR TAL DESENVOLVIMENTO NA ERA CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. PERCEBE-SE PELOS ESTUDOS EXISTENTES SOBRE A TEMÁTICA, QUE NO BRASIL AINDA HÁ UM ATRASO NO ACOMPANHAMENTO DA ERA DIGITAL, DANDO ABERTURA PARA INSTITUIÇÕES PRIVADAS OFERTAREM SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINIMIZAR O PROBLEMA DA EXCLUSÃO DIGITAL NO PAÍS, PORÉM, NA MAIORIA DAS VEZES, COM INTERESSES COMERCIAIS. E ASSIM, OBSERVA-SE UM PROFUNDO DISTANCIAMENTO ENTRE POBRES E RICOS, ENTRE INCLUÍDOS E EXCLUÍDOS. NESSA PERSPECTIVA, O TEXTO PRETENDE RECORRER AO PENSAMENTO DO FILÓSOFO LATINO-AMERICANO ENRIQUE DUSSEL, QUE AO ASSUMIR UMA PRÁXIS CRÍTICA E LIBERTADORA, CONCEBE UMA CRÍTICA À IDEOLOGIA DA EXCLUSÃO. ASSIM, NA CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DE DUSSEL, COM FUNDAMENTOS EM SUAS INFERÊNCIAS FILOSÓFICAS, SOCIAIS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS, NA RELAÇÃO SOCIEDADE-EDUCAÇÃO NA ATUAL CONJUNTURA SOCIETÁRIA E CAPITALISTA, PROBLEMATIZAR A TEMÁTICA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA TECNOLOGIA NOS DIAS CONTEMPORÂNEOS. CULTURALMENTE, O ACESSO À UNIVERSIDADE SEMPRE FOI PRIVILÉGIO DE UMA SOCIEDADE COM MAIOR PODER SOCIAL E ECONÔMICO.

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