COM O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA-SE COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS. ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE TRAZEM CONCEITOS QUE DIALOGAM COM O MOMENTO PRESENTE BUSCA-SE CONTEXTUALIZAR O INÉDITO MOMENTO VIVIDO PELOS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO. ATRAVÉS DO ENVIO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, BUSCAMOS ENTENDER A REALIDADE DOS 115 DOCENTES ENTREVISTADOS – NÃO SOMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO PERÍODO, MAS TAMBÉM SOBRE OS ASPECTOS PESSOAIS E PSICOLÓGICOS DOS PROFESSORES. ENQUANTO ANTROPÓLOGOS, FAZEMOS USO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO PARA ANALISAR COMPREENDER TAMBÉM A PROBLEMÁTICA DE UMA PESQUISA NESTES TEMPOS DE RECLUSÃO SOCIAL.