CITOLOGIA OU BIOLOGIA CELULAR É A ÁREA DA BIOLOGIA QUE ESTUDA A CÉLULA. O CONHECIMENTO ACERCA DESTA CIÊNCIA É EXTREMAMENTE IMPORTANTE, POIS POSSIBILITA MAIOR COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS QUE CARACTERIZAM A VIDA. É BASTANTE COMPLEXA E SEU ENSINO EXIGE A MOBILIZAÇÃO POR PARTE DOS PROFESSORES DE DISTINTAS FERRAMENTAS, A EXEMPLO DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS, A FIM DE TORNAR SUA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. NESTE SENTIDO, A PESQUISA EM TELA OBJETIVOU POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA, POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DAS CÉLULAS PROCARIÓTICA E EUCARIÓTICA (ANIMAL E VEGETAL), POR ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUIXELÔ - CE. QUANTO AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA; E PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO, O QUAL FOI SUBMETIDO AOS ESTUDANTES, APÓS DUAS AÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA: AULA EXPOSITIVA DIALOGADA E CONSTRUÇÃO DOS REFERIDOS MODELOS DIDÁTICOS. NO TOCANTE AOS RESULTADOS, ESTES REVELARAM QUE APESAR DOS ALUNOS JÁ TEREM UMA FAMILIARIDADE COM O ASSUNTO E SABEREM DO QUE TRATA A CITOLOGIA, QUANDO CONFRONTADOS COM PERGUNTAS MAIS ESPECÍFICAS, A EXEMPLO DA CARACTERIZAÇÃO DOS DISTINTOS TIPOS DE CÉLULA E EM QUAIS SERES VIVOS ESTÃO PRESENTES, OS DISCENTES EXPRESSARAM DIFICULDADE EM REALIZAR CORRETAMENTE ESSA IDENTIFICAÇÃO, COMO TAMBÉM EM RELAÇÃO À MORFOLOGIA BÁSICA DAS CÉLULAS. DESTACA-SE AINDA QUE OS ALUNOS SE SENTIRAM MAIS MOTIVADOS E ATIVOS DURANTE A AULA DE CONSTRUÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS, EVIDENCIANDO A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS MAIS ATIVAS, DINÂMICAS E PRAZEROSAS, SENDO DO DOCENTE A RESPONSABILIDADE PELA ORGANIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DO CONTEÚDOS ESCOLARES NO PROCESSO DE ENSINO.