O PRESENTE TRABALHO TEM COO OBJETIVO APRESENTAR O DIAGNÓSTICO REALIZADO JUNTO AS ESCOLAS CAMPO QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM 2018, NO MUNICÍPIO DE ACARAÚ NO ESTADO DO CEARÁ. O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE ESTÁGIO QUE TEM COMO ALICERCE FUNDAMENTAL A MANUTENÇÃO DE UM DIÁLOGO ESTREITO E CONSTANTE COM O SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO. A METODOLOGIA UTILIZADA NO ESTUDO APRESENTADO É DO TIPO QUALITATIVO E DESCRITIVO E O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COLETA DAS INFORMAÇÕES FORAM DOCUMENTOS DAS ESCOLAS. PARA APRESENTAÇÃO DOS DADOS USAMOS A ANALISE DE CONTEÚDO. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE CONTAMOS COM O APORTE DE AUTORES COMO: PIMENTA & LIMA (2012), LIBÂNEO (2004), PEREIRA E BAPTISTA (2009) E OUTROS, ALÉM DE DOCUMENTOS DA CAPES, DO MEC. OS DADOS NOS PERMITIRAM CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DOS ALUNOS DO PRP NAS ESCOLAS CAMPO, CONHECENDO OS DOCUMENTOS NORTEADORES DE SUAS AÇÕES, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE NELA ATUAM, O RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES QUE A ESCOLA PARTICIPAM, PERMITIRAM AOS ALUNOS CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E NÃO SOMENTE SUAS SALAS DE AULA, SENDO ESSENCIAL PARA SUA INSERÇÃO PROFISSIONAL COMO FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.