EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA A DOCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
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PARA RESPONDER TAIS QUESTÕES, ESSE TEXTO REÚNE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA-AÇÃO, UMA VEZ QUE É DE NOSSO INTERESSE ESTUDAR A SAÚDE MENTAL DOCENTE DESDE MARÇO DE 2019, EXATAMENTE UM ANO ANTES DE SERMOS LEVADOS AO ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA EFEITO DE PREVENÇÃO CONTRA A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. COM BASE NA TEORIA ESTUDADA, NAS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS REALIZADAS NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PÚBLICA, ACOMPANHANDO PROFESSORES, CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE, COMO PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO, PRECISAMOS NÃO APENAS CONHECER SOBRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL, MAS, FAZER USO DELA PARA RESOLVERMOS AS SITUAÇÕES DESAFIADORAS DE HOJE E DE AMANHÃ." 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Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem número de estudantes brasileiros e reafirmando que não estamos todo/as em um mesmo lugar, a condição social é uma chave de análise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclusão e exclusão, bem como, dimensões humanitárias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir. <br />\r\n <br />\r\n A análise do impacto desse momento, ainda será sentida por nós e pelas futuras gerações que precisarão reencontrar na educação o caminho para a mudança. Esse caminho envolve sujeitos, interações, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Não se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus próprios sujeitos em que a experiência, em sua dimensão singular e coletiva, encontra novos contornos. 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O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centenário, ainda se faz necessário por reafirmarmos que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra.” O mundo que vivemos hoje prescinde de mudanças, transformações e (re)existências com novas leituras. <br />\r\n <br />\r\n Precisamos pensar, também, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pandêmicos a educação possa nos trazer uma dimensão consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? É preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educação necessitando de ressignificações mais humanas e possíveis. Os textos que vocês lerão nesse e-book são frutos de uma socialização que se fez emergente e necessária nesse momento de crise. <br />\r\n <br />\r\n Por fim, nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promoção das mudanças que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo (Krenak, 2019) tendo a esperança que nos engajaremos na construção de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades. <br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. <br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 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