O PRESENTE CAP?TULO FAZ UMA AN?LISE SOCIOL?GICA E DID?TICA DA EDUCA??O AMBIENTAL E DA FERRAMENTA DO CINEMA EM SALA DE AULA COMO PROPOSTA PARA SE DISCUTIR QUEST?ES AMBIENTAIS. O CINEMA FORNECE UM MOMENTO NA SALA DE AULA PARA PROBLEMATIZAR QUEST?ES SOCIOAMBIENTAIS DIF?CEIS DE SEREM DISCUTIDAS NO COTIDIANO. DESDE A ORIENTA??O T?CNICA NA PR?-EXIBI??O, AT? A P?S-EXIBI??O NA DISCUSS?O ANAL?TICA ORIENTADA PELO PROFESSOR, O CINEMA EM SALA DE AULA ? UM DOCUMENTO HIST?RICO, SOCIAL E SIMB?LICO DE REPRESENTA??O DA REALIDADE SOCIAL. DESSA FORMA, ESTE TEXTO PROP?E UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR PARA A INSER??O DA EDUCA??O AMBIENTAL POR MEIO DO CINEMA (DE FIC??O E DOCUMENT?RIO), ELABORANDO UMA FORMA DE APLICA??O DO RECURSO AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO P?BLICO E PRIVADO BASEADA NOS REGIMES CONTEMPOR?NEOS DA JUVENTUDE BRASILEIRA. DISCUTIMOS CONCEITOS, TEORIAS E PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS PARA CERCAR NOSSO OBJETO DE PESQUISA. APRESENTAMOS O USO DE FILMES EM SALA DE AULA A PARTIR DE QUATRO MOMENTOS: ANTES DA PROJE??O (1), DURANTE A PROJE??O (2), DEPOIS DA PROJE??O (3) E AVALIA??O (4). ESSE PROCEDIMENTO METODOL?GICO REQUER A ADMINISTRA??O DE SUBJETIVIDADES E IDENTIFICA??O SIMB?LICO E SOCIAL DOS ALUNOS PARA COM AS OBRAS EXIBIDAS EM SALA.