Artigo E-book V CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-30-6

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A INSERÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS INOVADORAS, PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E-book E-book
"2021-02-03 13:58:37" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 74026
    "edicao_id" => 153
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 768
    "titulo" => """
      DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A INSERÇÃO DE \r\n
      SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO \r\n
      DE CINÉTICA QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ESPECIFICAS E PADRONIZADAS DE ENSINO, COMO É O CASO DA VERTENTE \r\n
      RESTRITAMENTE TRADICIONALISTA, NÃO TEM FAVORECIDO A APRENDIZAGEM E ACARRETA EM DESMOTIVAÇÃO \r\n
      E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. NO ENSINO DE QUÍMICA PERCEBE-SE AINDA MAIS ESSA \r\n
      DIFICULDADE  E  DESINTERESSE,  PRINCIPALMENTE  EM  CONTEÚDOS  QUE  ENVOLVAM  TEORIAS  E  CÁLCULOS \r\n
      MATEMÁTICOS,  COMO  É  O  CASO  DA  CINÉTICA  QUÍMICA,  MUITAS  VEZES  TRABALHADA  ATRAVÉS  DA \r\n
      MEMORIZAÇÃO  DE  CONCEITOS  E  FÓRMULAS  E  DESVINCULADA  DO  DIA  A  DIA,  ACARRETANDO  EM  UMA \r\n
      CONSIDERÁVEL REJEIÇÃO DOS DISCENTES. NESSE CONTEXTO, PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO QUÍMICA TEM \r\n
      PROCURADO  DESENVOLVER  PROPOSTAS  METODOLÓGICAS  DIVERSIFICADAS  E  QUE  CONTRIBUAM  PARA  UM \r\n
      PROCESSO  FORMATIVO  EFICIENTE  E  FUNCIONAL.  ESTE  ESTUDO  BUSCOU  DISCUTIR  AS  DIFICULDADES  DE \r\n
      APRENDIZAGEM E PROPOR A INSERÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE \r\n
      CINÉTICA QUÍMICA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLICATIVA E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. \r\n
      EM SEGUIDA, CONSTRUÍRAM-SE CINCO PROPOSTAS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS RELACIONADOS À TEMÁTICA \r\n
      DE  CINÉTICA  QUÍMICA,  DE  MODO  QUE  POSSAM  SER  UTILIZADOS  COMO  FERRAMENTA  PARA  FACILITAR  A \r\n
      APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FORAM ADOTADOS DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVAM O COTIDIANO DOS \r\n
      DISCENTES  E  CONTRIBUAM  PARA  A  RELAÇÃO  ENTRE  TEORIA  E  PRÁTICA.  CONSTATOU-SE  QUE  É  POSSÍVEL \r\n
      UTILIZAR ESSA METODOLOGIA EM SALA DE AULA, POIS POSSIBILITA O PROTAGONISMO DOS DISCENTES NA \r\n
      RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS E CONTRIBUI PARA UMA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. \r\n
      PORTANTO, COMPREENDE-SE QUE APESAR DOS EMPECILHOS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO, A METODOLOGIA \r\n
      DE  SITUAÇÕES  PROBLEMAS  SURGE  COMO  MAIS  UMA  POSSIBILIDADE  DE  PROMOVER  O  ENSINO  DE \r\n
      QUALIDADE E COM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS  INOVADORAS, PROCESSO  DE  ENSINO  APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO  DO CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD7_SA100_ID768_16112020212258.pdf"
    "created_at" => "2021-02-04 09:01:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLEI GUTIERREZ DANTAS BERNARDO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GUTIERREZ"
    "autor_email" => "gutidantas12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-03 13:58:37"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 74026
    "edicao_id" => 153
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 768
    "titulo" => """
      DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A INSERÇÃO DE \r\n
      SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO \r\n
      DE CINÉTICA QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ESPECIFICAS E PADRONIZADAS DE ENSINO, COMO É O CASO DA VERTENTE \r\n
      RESTRITAMENTE TRADICIONALISTA, NÃO TEM FAVORECIDO A APRENDIZAGEM E ACARRETA EM DESMOTIVAÇÃO \r\n
      E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. NO ENSINO DE QUÍMICA PERCEBE-SE AINDA MAIS ESSA \r\n
      DIFICULDADE  E  DESINTERESSE,  PRINCIPALMENTE  EM  CONTEÚDOS  QUE  ENVOLVAM  TEORIAS  E  CÁLCULOS \r\n
      MATEMÁTICOS,  COMO  É  O  CASO  DA  CINÉTICA  QUÍMICA,  MUITAS  VEZES  TRABALHADA  ATRAVÉS  DA \r\n
      MEMORIZAÇÃO  DE  CONCEITOS  E  FÓRMULAS  E  DESVINCULADA  DO  DIA  A  DIA,  ACARRETANDO  EM  UMA \r\n
      CONSIDERÁVEL REJEIÇÃO DOS DISCENTES. NESSE CONTEXTO, PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO QUÍMICA TEM \r\n
      PROCURADO  DESENVOLVER  PROPOSTAS  METODOLÓGICAS  DIVERSIFICADAS  E  QUE  CONTRIBUAM  PARA  UM \r\n
      PROCESSO  FORMATIVO  EFICIENTE  E  FUNCIONAL.  ESTE  ESTUDO  BUSCOU  DISCUTIR  AS  DIFICULDADES  DE \r\n
      APRENDIZAGEM E PROPOR A INSERÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE \r\n
      CINÉTICA QUÍMICA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLICATIVA E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. \r\n
      EM SEGUIDA, CONSTRUÍRAM-SE CINCO PROPOSTAS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS RELACIONADOS À TEMÁTICA \r\n
      DE  CINÉTICA  QUÍMICA,  DE  MODO  QUE  POSSAM  SER  UTILIZADOS  COMO  FERRAMENTA  PARA  FACILITAR  A \r\n
      APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FORAM ADOTADOS DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVAM O COTIDIANO DOS \r\n
      DISCENTES  E  CONTRIBUAM  PARA  A  RELAÇÃO  ENTRE  TEORIA  E  PRÁTICA.  CONSTATOU-SE  QUE  É  POSSÍVEL \r\n
      UTILIZAR ESSA METODOLOGIA EM SALA DE AULA, POIS POSSIBILITA O PROTAGONISMO DOS DISCENTES NA \r\n
      RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS E CONTRIBUI PARA UMA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. \r\n
      PORTANTO, COMPREENDE-SE QUE APESAR DOS EMPECILHOS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO, A METODOLOGIA \r\n
      DE  SITUAÇÕES  PROBLEMAS  SURGE  COMO  MAIS  UMA  POSSIBILIDADE  DE  PROMOVER  O  ENSINO  DE \r\n
      QUALIDADE E COM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS  INOVADORAS, PROCESSO  DE  ENSINO  APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO  DO CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD7_SA100_ID768_16112020212258.pdf"
    "created_at" => "2021-02-04 09:01:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLEI GUTIERREZ DANTAS BERNARDO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GUTIERREZ"
    "autor_email" => "gutidantas12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-03 13:58:37"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 153
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-v-conapesc"
        "nome" => "E-book V CONAPESC"
        "nome_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento e pesquisa, a quinta edição, tendo como temática “Ciência se faz com pesquisa!” traz um novo modelo de vivenciar a experiência de um congresso em tempos de pandemia! Conheça mais sobre o evento: a edição de 2020 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC - Digital Edition) apresenta como tema “Ciência se faz com pesquisa!”. A intenção é de discutirmos sobre a importância da pesquisa, em suas múltiplas dimensões, para a sociedade, visto que as produções das diversas áreas contribuem para avanços na saúde, tecnologia, preservação ambiental, e em muitos outros setores de atividade. Nesse momento, acreditamos ser importante a comunidade científica, de todas as áreas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ciência na contemporaneidade nos tempos singulares em que estamos vivendo, a importância do financiamento para realização de pesquisas, bem como as diferentes modalidades de pesquisa próprias de cada área. Será um prazer ter você conosco nessa edição, além do mais, 2021 está logo ai e estaremos juntos em Campina Grande - PB, no V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2021!"
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-04"
        "final_evento" => "2021-12-06"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
        "updated_at" => "2021-03-03 10:01:06"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 153
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-v-conapesc"
        "nome" => "E-book V CONAPESC"
        "nome_evento" => "V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento e pesquisa, a quinta edição, tendo como temática “Ciência se faz com pesquisa!” traz um novo modelo de vivenciar a experiência de um congresso em tempos de pandemia! Conheça mais sobre o evento: a edição de 2020 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (CONAPESC - Digital Edition) apresenta como tema “Ciência se faz com pesquisa!”. A intenção é de discutirmos sobre a importância da pesquisa, em suas múltiplas dimensões, para a sociedade, visto que as produções das diversas áreas contribuem para avanços na saúde, tecnologia, preservação ambiental, e em muitos outros setores de atividade. Nesse momento, acreditamos ser importante a comunidade científica, de todas as áreas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ciência na contemporaneidade nos tempos singulares em que estamos vivendo, a importância do financiamento para realização de pesquisas, bem como as diferentes modalidades de pesquisa próprias de cada área. Será um prazer ter você conosco nessa edição, além do mais, 2021 está logo ai e estaremos juntos em Campina Grande - PB, no V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2021!"
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2020"
        "logo" => null
        "capa" => "60243ca7276a7_10022021170559.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-04"
        "final_evento" => "2021-12-06"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
        "updated_at" => "2021-03-03 10:01:06"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 69
                "edicao_id" => 153
                "codigo" => "978-65-86901-30-6"
                "capa" => "60243d1f0e918_10022021170759.jpg"
                "titulo" => "Ciência se faz com pesquisa!"
                "prefacio" => """
                  <strong>Ci&ecirc;ncia se faz com pesquisa... e uma pandemia se resolve com Ci&ecirc;ncia!</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel)<br />\r\n
                  Claudio Luis De Araujo Neto (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB)</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O ano de 2020 configurou-se como um ano at&iacute;pico de tudo que j&aacute; vivemos, pois, a partir dele, come&ccedil;amos a sentir os efeitos de uma pandemia, a qual teve g&ecirc;nese no final de 2019 e ainda hoje (mar&ccedil;o de 2021) n&atilde;o nos possibilita visualizar seu fim. No entanto, acreditamos que com as respostas da Ci&ecirc;ncia, principalmente pela produ&ccedil;&atilde;o das vacinas, quando uma parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o estiver imunizada iremos retornar (de forma gradual), as nossas atividades presenciais que foram interrompidas ou iremos reavaliar nosso modo de viver e buscar outras formas de ser e agir no mundo.<br />\r\n
                  Junto com pandemia da Covid-19, vieram orienta&ccedil;&otilde;es e decretos para o isolamento social, uma das medidas preventivas mais eficientes para o controle do coronav&iacute;rus. O isolamento social ocasionou a suspens&atilde;o de diversas atividades presenciais em todo o mundo, impactando inclusive nas atividades educacionais e cient&iacute;ficas. Nesse contexto, n&oacute;s, da organiza&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) procuramos viabilizar outros canais para manter o nosso espa&ccedil;o de di&aacute;logo e produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Assim, organizamos e realizamos a 1&ordf; vers&atilde;o online do evento, &ldquo;CONAPESC - Digital Edition&rdquo;, a qual contou com uma programa&ccedil;&atilde;o especial.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O evento iniciou com webconfer&ecirc;ncia do professor Attico Chassot (REAMEC/UNIFESSPA), o qual por meio de uma instigante fala &ldquo;Assestando &oacute;culos para observar o mundo natural&rdquo;, nos propiciou diversas inquieta&ccedil;&otilde;es por meio de suas provoca&ccedil;&otilde;es. Ao falar em Ci&ecirc;ncia &eacute; imprescind&iacute;vel analisar o espa&ccedil;o para as mulheres na atividade cient&iacute;fica. Em um mundo (ainda) machista, o webin&aacute;rio &ldquo;Mulheres que fazem ci&ecirc;ncia&rdquo;, que contou com as debatedoras Tatiana Galieta (UERJ), Nadja Oliveira (Paqtc PB/UEPB) e Fabiane Ferreira da Silva (UNIPAMPA) e foi mediado pela Profa. Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB), nos proporcionou, por meio das falas dessas potentes pesquisadoras, analisar o quanto precisamos avan&ccedil;ar nessa pauta e reafirmar que o lugar da mulher &eacute; onde ela quiser, inclusive na Ci&ecirc;ncia!<br />\r\n
                  Na tentativa de contemplar discuss&otilde;es referentes a pesquisa e ao ensino nas diversas &aacute;reas do conhecimento, organizamos seis (6) webn&aacute;rios tem&aacute;ticos: 1&ordm; &ldquo;Homens brasileiros no trabalho sexual em Lisboa (Portugal)&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Sociais e foi conduzido pelo Prof. Guilherme Passamani (PPGAS e PPGCult/UFMS); 2&ordm; &ldquo;Jogos Virtuais e Plataformas Interativas no Ensino de Ci&ecirc;ncias&rdquo;, ministrado pelo Prof. Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET/RJ); 3&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de: abordagens na Pesquisa e no Ensino&rdquo;, conduzido pelo Prof. Luciano Garcia (FURG); 4&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncia x Empreendedorismo&rdquo; proposto pela Profa. Francilene Proc&oacute;pio Garcia (UASC/CEEI/UFCG); 5&ordm; &ldquo;O impacto no meio ambiente contribui com o cen&aacute;rio de pandemia?&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Ambientais e foi conduzido pelo Prof. Jean Tavares (IFRN); 6&ordm; &ldquo;Pesquisas Educacionais: desdobramentos &eacute;ticos e hist&oacute;ricos da Ci&ecirc;ncia&rdquo;, o qual trouxe uma interessante reflex&atilde;o das formas com que desenvolvemos as pesquisas na &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Humanas, especialmente na Educa&ccedil;&atilde;o, e foi desenvolvido pela Profa. Paula Henning (FURG). Para encerrar o evento, tivemos a webconfer&ecirc;ncia &ldquo;Ci&ecirc;ncia, soberania e desenvolvimento&rdquo;, ministrada pelo Prof. Ricardo Magnus Os&oacute;rio Galv&atilde;o (USP).<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Al&eacute;m de todo esse conte&uacute;do expressivo e pertinente ao momento atual, tivemos in&uacute;meros trabalhos apresentados e alguns ser&atilde;o disponibilizados nesse e-book, no qual voc&ecirc; encontrar&aacute; 71 textos dos participantes dessa edi&ccedil;&atilde;o digital do CONAPESC. Os textos versam sobre os mais variados assuntos, das diversas &aacute;reas do conhecimento, o que materializa a caracter&iacute;sticas do CONAPESC, de ser um congresso interdisciplinar, o qual pensa o ensino e a pesquisa nas diversas &aacute;reas cient&iacute;ficas.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Desejamos que tod@s estejam bem, aproveitem esse material disponibilizado de forma gratuita e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC estejam conosco (de forma online ou presencial). Utilizamos esse espa&ccedil;o para reafirmar novamente nossa defesa na Ci&ecirc;ncia, atividade imprescind&iacute;vel para qualquer na&ccedil;&atilde;o e que se faz urgente em um contexto de pandemia como esse em que vivemos! #MaisVacinas #VacinasJ&aacute; #VivaOSUS #VivaPesquisa #MulheresNaCi&ecirc;ncia #Ci&ecirc;nciaSeFazComPesquisa<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Coordena&ccedil;&atilde;o Geral do CONAPESC - Digital Edition</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "603f8d439a662_03032021102107.pdf"
                "arquivo" => "040320211609_E-BOOK-V-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
                "updated_at" => "2021-03-04 16:41:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 69
                "edicao_id" => 153
                "codigo" => "978-65-86901-30-6"
                "capa" => "60243d1f0e918_10022021170759.jpg"
                "titulo" => "Ciência se faz com pesquisa!"
                "prefacio" => """
                  <strong>Ci&ecirc;ncia se faz com pesquisa... e uma pandemia se resolve com Ci&ecirc;ncia!</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel)<br />\r\n
                  Claudio Luis De Araujo Neto (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB)</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O ano de 2020 configurou-se como um ano at&iacute;pico de tudo que j&aacute; vivemos, pois, a partir dele, come&ccedil;amos a sentir os efeitos de uma pandemia, a qual teve g&ecirc;nese no final de 2019 e ainda hoje (mar&ccedil;o de 2021) n&atilde;o nos possibilita visualizar seu fim. No entanto, acreditamos que com as respostas da Ci&ecirc;ncia, principalmente pela produ&ccedil;&atilde;o das vacinas, quando uma parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o estiver imunizada iremos retornar (de forma gradual), as nossas atividades presenciais que foram interrompidas ou iremos reavaliar nosso modo de viver e buscar outras formas de ser e agir no mundo.<br />\r\n
                  Junto com pandemia da Covid-19, vieram orienta&ccedil;&otilde;es e decretos para o isolamento social, uma das medidas preventivas mais eficientes para o controle do coronav&iacute;rus. O isolamento social ocasionou a suspens&atilde;o de diversas atividades presenciais em todo o mundo, impactando inclusive nas atividades educacionais e cient&iacute;ficas. Nesse contexto, n&oacute;s, da organiza&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) procuramos viabilizar outros canais para manter o nosso espa&ccedil;o de di&aacute;logo e produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Assim, organizamos e realizamos a 1&ordf; vers&atilde;o online do evento, &ldquo;CONAPESC - Digital Edition&rdquo;, a qual contou com uma programa&ccedil;&atilde;o especial.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O evento iniciou com webconfer&ecirc;ncia do professor Attico Chassot (REAMEC/UNIFESSPA), o qual por meio de uma instigante fala &ldquo;Assestando &oacute;culos para observar o mundo natural&rdquo;, nos propiciou diversas inquieta&ccedil;&otilde;es por meio de suas provoca&ccedil;&otilde;es. Ao falar em Ci&ecirc;ncia &eacute; imprescind&iacute;vel analisar o espa&ccedil;o para as mulheres na atividade cient&iacute;fica. Em um mundo (ainda) machista, o webin&aacute;rio &ldquo;Mulheres que fazem ci&ecirc;ncia&rdquo;, que contou com as debatedoras Tatiana Galieta (UERJ), Nadja Oliveira (Paqtc PB/UEPB) e Fabiane Ferreira da Silva (UNIPAMPA) e foi mediado pela Profa. Weruska Brasileiro Ferreira (UEPB), nos proporcionou, por meio das falas dessas potentes pesquisadoras, analisar o quanto precisamos avan&ccedil;ar nessa pauta e reafirmar que o lugar da mulher &eacute; onde ela quiser, inclusive na Ci&ecirc;ncia!<br />\r\n
                  Na tentativa de contemplar discuss&otilde;es referentes a pesquisa e ao ensino nas diversas &aacute;reas do conhecimento, organizamos seis (6) webn&aacute;rios tem&aacute;ticos: 1&ordm; &ldquo;Homens brasileiros no trabalho sexual em Lisboa (Portugal)&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Sociais e foi conduzido pelo Prof. Guilherme Passamani (PPGAS e PPGCult/UFMS); 2&ordm; &ldquo;Jogos Virtuais e Plataformas Interativas no Ensino de Ci&ecirc;ncias&rdquo;, ministrado pelo Prof. Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET/RJ); 3&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de: abordagens na Pesquisa e no Ensino&rdquo;, conduzido pelo Prof. Luciano Garcia (FURG); 4&ordm; &ldquo;Ci&ecirc;ncia x Empreendedorismo&rdquo; proposto pela Profa. Francilene Proc&oacute;pio Garcia (UASC/CEEI/UFCG); 5&ordm; &ldquo;O impacto no meio ambiente contribui com o cen&aacute;rio de pandemia?&rdquo;, o qual contemplou a grande &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Ambientais e foi conduzido pelo Prof. Jean Tavares (IFRN); 6&ordm; &ldquo;Pesquisas Educacionais: desdobramentos &eacute;ticos e hist&oacute;ricos da Ci&ecirc;ncia&rdquo;, o qual trouxe uma interessante reflex&atilde;o das formas com que desenvolvemos as pesquisas na &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Humanas, especialmente na Educa&ccedil;&atilde;o, e foi desenvolvido pela Profa. Paula Henning (FURG). Para encerrar o evento, tivemos a webconfer&ecirc;ncia &ldquo;Ci&ecirc;ncia, soberania e desenvolvimento&rdquo;, ministrada pelo Prof. Ricardo Magnus Os&oacute;rio Galv&atilde;o (USP).<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Al&eacute;m de todo esse conte&uacute;do expressivo e pertinente ao momento atual, tivemos in&uacute;meros trabalhos apresentados e alguns ser&atilde;o disponibilizados nesse e-book, no qual voc&ecirc; encontrar&aacute; 71 textos dos participantes dessa edi&ccedil;&atilde;o digital do CONAPESC. Os textos versam sobre os mais variados assuntos, das diversas &aacute;reas do conhecimento, o que materializa a caracter&iacute;sticas do CONAPESC, de ser um congresso interdisciplinar, o qual pensa o ensino e a pesquisa nas diversas &aacute;reas cient&iacute;ficas.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Desejamos que tod@s estejam bem, aproveitem esse material disponibilizado de forma gratuita e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC estejam conosco (de forma online ou presencial). Utilizamos esse espa&ccedil;o para reafirmar novamente nossa defesa na Ci&ecirc;ncia, atividade imprescind&iacute;vel para qualquer na&ccedil;&atilde;o e que se faz urgente em um contexto de pandemia como esse em que vivemos! #MaisVacinas #VacinasJ&aacute; #VivaOSUS #VivaPesquisa #MulheresNaCi&ecirc;ncia #Ci&ecirc;nciaSeFazComPesquisa<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Coordena&ccedil;&atilde;o Geral do CONAPESC - Digital Edition</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "603f8d439a662_03032021102107.pdf"
                "arquivo" => "040320211609_E-BOOK-V-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-03 13:58:37"
                "updated_at" => "2021-03-04 16:41:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de fevereiro de 2021

Resumo

A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ESPECIFICAS E PADRONIZADAS DE ENSINO, COMO É O CASO DA VERTENTE RESTRITAMENTE TRADICIONALISTA, NÃO TEM FAVORECIDO A APRENDIZAGEM E ACARRETA EM DESMOTIVAÇÃO E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. NO ENSINO DE QUÍMICA PERCEBE-SE AINDA MAIS ESSA DIFICULDADE E DESINTERESSE, PRINCIPALMENTE EM CONTEÚDOS QUE ENVOLVAM TEORIAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS, COMO É O CASO DA CINÉTICA QUÍMICA, MUITAS VEZES TRABALHADA ATRAVÉS DA MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS E FÓRMULAS E DESVINCULADA DO DIA A DIA, ACARRETANDO EM UMA CONSIDERÁVEL REJEIÇÃO DOS DISCENTES. NESSE CONTEXTO, PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO QUÍMICA TEM PROCURADO DESENVOLVER PROPOSTAS METODOLÓGICAS DIVERSIFICADAS E QUE CONTRIBUAM PARA UM PROCESSO FORMATIVO EFICIENTE E FUNCIONAL. ESTE ESTUDO BUSCOU DISCUTIR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PROPOR A INSERÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLICATIVA E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. EM SEGUIDA, CONSTRUÍRAM-SE CINCO PROPOSTAS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS RELACIONADOS À TEMÁTICA DE CINÉTICA QUÍMICA, DE MODO QUE POSSAM SER UTILIZADOS COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FORAM ADOTADOS DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVAM O COTIDIANO DOS DISCENTES E CONTRIBUAM PARA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. CONSTATOU-SE QUE É POSSÍVEL UTILIZAR ESSA METODOLOGIA EM SALA DE AULA, POIS POSSIBILITA O PROTAGONISMO DOS DISCENTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS E CONTRIBUI PARA UMA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. PORTANTO, COMPREENDE-SE QUE APESAR DOS EMPECILHOS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO, A METODOLOGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS SURGE COMO MAIS UMA POSSIBILIDADE DE PROMOVER O ENSINO DE QUALIDADE E COM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.