Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PROFESSORES, TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional.Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software li" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROFESSORES, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_06_2014_15_57_12_idinscrito_1809_6be1cab0e684cac4f9f076ff1b7afd62.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ETIENE BEZERRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ETIENE JÚNIOR" "autor_email" => "etiene.junior@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7337 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 1809 "titulo" => "FORMANDO PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN COM O USO DE SOFTWARES LIVRES" "resumo" => "Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). 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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional.

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