Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 88
CHEMISTRY LIQUI: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS, PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL, COMPETIÇÃO, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

OS DESAFIOS DO ENSINO EM QUÍMICA SÃO INÚMEROS. ANALISANDO AS MATRIZES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, PODE-SE ENCONTRAR DESDE CÁLCULOS MATEMÁTICOS ATÉ TEORIAS MODERNAS CIENTIFICAS, TORNANDO A MATÉRIA POUCO PALATÁVEL, A DEPENDER DA SUA ABORDAGEM. DADA A PROBLEMÁTICA, DIVERSAS METODOLOGIAS SÃO ANALISADAS E ABORDAGENS DIDÁTICAS SÃO PROPOSTAS. ENTRE AS ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS, O USO DE JOGOS E DINÂMICAS SE DESTACA, CASO SEJA BEM TRABALHADA NO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO. POR ISSO, AO LONGO DA GRADUAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURAS É COMUM QUE SE TENHA DISCIPLINAS OU PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVAM JOGOS OU ATIVIDADES SIMILARES NAS QUAIS O LÚDICO ESTÁ ENVOLVIDO. VISTO ISSO, O ESTUDO PROPÕE UM JOGO, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DO ENSINO EM QUÍMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE-CAMPUS IGUATU, ONDE ELABOROU-SE UM JOGO DE CARTAS DENOMINADO CHEMISTRY LIQUI QUE, POR SUA VEZ, TEM POR OBJETIVO REFORÇAR, REVISAR OU AVALIAR OS ESTUDANTES, QUANTO SEU CONHECIMENTO ACERCA DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI FEITO UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS, E DISCUTIU-SE COMO ESTA PROPOSTA PODERIA SER USADA EM FORMA DE “CAMPEONATO”. AO FINAL DO ESTUDO, VERIFICOU-SE UMA POTENCIALIDADE NA REFERIDA PROPOSTA, FICANDO ABERTO PARA UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.