Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM BISCUIT UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, PARNAIBA-PI

Palavra-chaves: BISCUIT, MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Resumo

Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos que fosse de baixo custo, utilizando-se massa de biscuit, uma vez que, são mais adequadas para o uso, pela durabilidade, a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim, desenvolveu-se como proposta metodológica, oficinas pedagógicas, com alunos do ensino médio na escola Liceu Parnaibano na cidade de Parnaíba-PI, com a finalidade de confeccionar modelos baseados em conteúdos do livro didáticos, na qual foram produzidos juntos aos professores de biologia e bolsistas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) e posterior apresentados em uma amostra de tecnologias e recursos didáticos para o ensino de biologia (EXPOTECBIO) evento realizado pela própria escola. Neste sentido, acredita-se que a visualização e a confecção desses modelos tornam-se um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelece uma relação de proximidade, na qual aproxima os alunos da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos. Os resultados ratificaram a importância de uma prática de ensino diferenciada, utilizando modelos didáticos de biscuit como uma alternativa facilitadora para o ensino de biologia, assim contribuindo para uma apreensão de conteúdos de forma mais eficaz e significativa por parte dos sujeitos envolvidos, visando em última instância uma sensibilização e uma interação entre o alunado, auxiliando na aprendizagem. Por fim, o estudo trouxe elementos para refletir a viabilidade e a importância da utilização de modelos em aulas de biologia e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

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