Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO OS ALUNOS A COLOCAREM A “MÃO NA MASSA”: EXPERIÊNCIA DO PIBID-SOCIOLOGIA/UFCG/CH NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE DR. ELPÍDIO DE ALMEIDA.

Palavra-chaves: ENSINAR, DIREITOS HUMANOS, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
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      Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de bolsistas do Subprojeto Sociologia do PIBID/CH/UFCG que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida em Campina Grande-PB. O ensino na disciplina de sociologia deve ocorrer de forma dinâmica para que assim os alunos possam participar nas aulas das mais diversas maneiras, seja comentando, dando exemplos do dia a dia, intervendo, fazendo analogias. \r\n
      Como trabalhamos com alunos concluintes do ensino médio e que logo ingressarão na universidade, sentimos na obrigação de prepará-los para a “nova” rotina que irá surgir, ou seja, a vida acadêmica, sendo assim, aproveitou-se o ensejo do Espaço da Comissão da Verdade (1º Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica da Paraíba) para ensinar os alunos a produzirem um trabalho (pois, infelizmente, os estudantes possuem um déficit de leitura e, sobretudo de escrita) sobre direitos humanos em forma de painel com todas as normas e orientações da ABNT, já que os mesmos iriam participar do Prêmio João Teixeira de Educação em Direitos Humanos. Percebemos que esta metodologia teve resultado positivo, já que os alunos além de aprenderem as normas técnicas de um trabalho, puderam refletir sobre a atuação dos cidadãos e dos direitos e deveres que os mesmos possuem e começam a se interessarem pelo hábito da leitura, seja de caráter escolar ou não. É necessário trabalhar a questão dos Direitos Humanos em sala de aula na perspectiva de afastar a errônea ideai que eles só defendem bandidos. Neste trabalho podemos notar importância da interdisciplinaridade entre Sociologia e Língua Portuguesa, assim como outras disciplinas. Assim, o presente trabalho, irá demonstrar as formas, os recursos didáticos e metodológicos que utilizamos para alcançarmos os objetivos da ideia principal
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      Como trabalhamos com alunos concluintes do ensino médio e que logo ingressarão na universidade, sentimos na obrigação de prepará-los para a “nova” rotina que irá surgir, ou seja, a vida acadêmica, sendo assim, aproveitou-se o ensejo do Espaço da Comissão da Verdade (1º Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica da Paraíba) para ensinar os alunos a produzirem um trabalho (pois, infelizmente, os estudantes possuem um déficit de leitura e, sobretudo de escrita) sobre direitos humanos em forma de painel com todas as normas e orientações da ABNT, já que os mesmos iriam participar do Prêmio João Teixeira de Educação em Direitos Humanos. Percebemos que esta metodologia teve resultado positivo, já que os alunos além de aprenderem as normas técnicas de um trabalho, puderam refletir sobre a atuação dos cidadãos e dos direitos e deveres que os mesmos possuem e começam a se interessarem pelo hábito da leitura, seja de caráter escolar ou não. É necessário trabalhar a questão dos Direitos Humanos em sala de aula na perspectiva de afastar a errônea ideai que eles só defendem bandidos. Neste trabalho podemos notar importância da interdisciplinaridade entre Sociologia e Língua Portuguesa, assim como outras disciplinas. Assim, o presente trabalho, irá demonstrar as formas, os recursos didáticos e metodológicos que utilizamos para alcançarmos os objetivos da ideia principal
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de bolsistas do Subprojeto Sociologia do PIBID/CH/UFCG que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida em Campina Grande-PB. O ensino na disciplina de sociologia deve ocorrer de forma dinâmica para que assim os alunos possam participar nas aulas das mais diversas maneiras, seja comentando, dando exemplos do dia a dia, intervendo, fazendo analogias. Como trabalhamos com alunos concluintes do ensino médio e que logo ingressarão na universidade, sentimos na obrigação de prepará-los para a “nova” rotina que irá surgir, ou seja, a vida acadêmica, sendo assim, aproveitou-se o ensejo do Espaço da Comissão da Verdade (1º Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica da Paraíba) para ensinar os alunos a produzirem um trabalho (pois, infelizmente, os estudantes possuem um déficit de leitura e, sobretudo de escrita) sobre direitos humanos em forma de painel com todas as normas e orientações da ABNT, já que os mesmos iriam participar do Prêmio João Teixeira de Educação em Direitos Humanos. Percebemos que esta metodologia teve resultado positivo, já que os alunos além de aprenderem as normas técnicas de um trabalho, puderam refletir sobre a atuação dos cidadãos e dos direitos e deveres que os mesmos possuem e começam a se interessarem pelo hábito da leitura, seja de caráter escolar ou não. É necessário trabalhar a questão dos Direitos Humanos em sala de aula na perspectiva de afastar a errônea ideai que eles só defendem bandidos. Neste trabalho podemos notar importância da interdisciplinaridade entre Sociologia e Língua Portuguesa, assim como outras disciplinas. Assim, o presente trabalho, irá demonstrar as formas, os recursos didáticos e metodológicos que utilizamos para alcançarmos os objetivos da ideia principal

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