Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: PANDEMIA, ENSINO REMOTO, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
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      COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO?  COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS  (AS)\r\n
      ALUNOS  (AS)  QUE  NÃO  POSSUEM  ACESSO  ÀS  TDICS?  COMO  MEDIAR  A    AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM  E  OS \r\n
      CUIDADOS COM  O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS  (AS)?  BUSCANDO RESPOSTAS  COLETIVAS,  A EEEP  INICIOU SUAS \r\n
      ATIVIDADES  REMOTAS,  NO SEGUNDO  SEMESTRE,  COM O  DESENVOLVIMENTO DE  MOMENTOS FORMATIVOS  COM FOCO \r\n
      NO  PLANEJAMENTO  DA  AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM.  AS  CONTRIBUIÇÕES  TEÓRICAS  QUE  FUNDAMENTARAM  O \r\n
      TRABALHO  FORAM  DE  LIBÂNEO  (1994),  PERRENOUD  (1999),  SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009),  VASCONCELLOS  (1995,  2005)  E    LUCKESI (2011).  A  PESQUISA PERMITIU    O  ENTENDIMENTO  DE  QUE  É  IMPORTANTE  AVALIAR  A  APRENDIZAGEM  NO  ENSINO  REMOTO  PARA \r\n
      ACOMPANHAR  SE A  CONDUÇÃO  DOS PROCESSOS ESTÁ  POSSIBILITANDO  O APRENDER.  NO ENTANTO,  O PLANEJAMENTO \r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, DEVIDO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19), NO ESTADO DO CEARÁ, O FORMATO DE AULAS PRESENCIAIS FOI SUBSTITUÍDO PARA O FORMATO DE AULAS REMOTAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). O PRESENTE ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO-SE DO RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MÉTODO DE PESQUISA EDUCACIONAL,ENFOCA A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ, QUE INTEGRA O ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO PARTIU DE ALGUNS QUESTIONAMENTOS: COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO? COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS (AS) ALUNOS (AS) QUE NÃO POSSUEM ACESSO ÀS TDICS? COMO MEDIAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS CUIDADOS COM O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS (AS)? BUSCANDO RESPOSTAS COLETIVAS, A EEEP INICIOU SUAS ATIVIDADES REMOTAS, NO SEGUNDO SEMESTRE, COM O DESENVOLVIMENTO DE MOMENTOS FORMATIVOS COM FOCO NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTARAM O TRABALHO FORAM DE LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009), VASCONCELLOS (1995, 2005) E LUCKESI (2011). A PESQUISA PERMITIU O ENTENDIMENTO DE QUE É IMPORTANTE AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO PARA ACOMPANHAR SE A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS ESTÁ POSSIBILITANDO O APRENDER. NO ENTANTO, O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO PRECISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO DA PANDEMIA, OS(AS) ALUNOS (AS) QUE NÃO POSSUEM ACESSO ÀS TDICS E A DIMENSÃO EMOCIONAL.

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