BARBOSA, Amélia Aparecida. Planejamento na educação infantil: carta de intenções pedagógicas. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48603>. Acesso em: 22/12/2024 17:31
Este trabalho objetiva dissertar sobre uma forma não linear e/ou baseada em saberes determinados pelo docente para o trabalho na educação infantil. Há alguns anos a Prefeitura Municipal de Campinas/SP trabalha com a proposta da "Carta de Intenções", documento no qual o professor disserta sobre suas concepções de criança e como objetiva conduzir o planejamento ao longo do ano letivo. A Carta de Intenções é rascunhada quando ocorre a escrita do Projeto Político Pedagógico, mas nunca antes que tenhamos contato de - ao menos - dois meses com as crianças para ter a percepção das necessidades do grupo. É imperativo referir que o desenvolvimento infantil não se dá de forma linear, compreendendo a possibilidade de toda e qualquer criança aprender continuamente, passando por mudanças gradativas e que permitem a experimentação de avanços, construção de pensamentos e desenvolvimento particulares.As dimensões pedagógicas documentadas em forma de intenções pautam-se em reconhecer na criança a competência para intervir no próprio processo de aprendizagem, expressando suas curiosidades e certezas, além de colocar o educador na posição da escuta sensível para construir coletivamente o planejamento ao longo ano. Neste contexto, lançamos mão da documentação pedagógica enquanto formas de registrar, avaliar e (re) direcionar os fazeres pedagógicos, procurando tornar o trabalho visível, não apenas à comunidade externa, mas para que o agrupamento possa transformar e modificar o trabalho.Planejar implica em um cotidiano bem organizado, olhar ao movimento de como se dá a aprendizagem, brincar, atentar às representações dos pensamentos da criança e suas linguagens.