O referido trabalho tem como objetivo compreender como acontece a formação continuada de professores alfabetizadores, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no município de Apodi-RN. Também tem como intenção conhecer as metodologias de ensino indicadas aos professores alfabetizadores durante o período de formação pelo PNAIC, bem como identificar quais permanências e rupturas nas práticas dos professores alfabetizadores que fazem parte do PNAIC no município de Apodi-RN. Dentro dessa perspectiva de análise, este estudo procurou obter informações sobre a formação continuada desses professores a partir de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Para a coleta de dados foi realizado observação e aplicado entrevistas semiestruturadas com duas formadoras, sendo uma da Educação Infantil e outra do Ensino Fundamental, e duas professoras alfabetizadoras. Os resultados mostram fragmentos reflexivos acerca da formação continuada oferecida pelo PNAIC na cidade de Apodi-RN, onde foi possível perceber que os professores alfabetizadores reconhecem a importância desse programa para a sua formação permanente e renovação na prática de alfabetizar. Nos relatos das professoras foi observado que os métodos adotados em sala de aula para o ato de ensinar a ler e a escrever ganharam configurações diferentes, baseadas na ludicidade e nas práticas do letramento. A formação de alfabetizadores pelo PNAIC preocupa-se em apresentar aos professores propostas lúdicas que possibilitem as crianças a desenvolverem competências e habilidades nas práticas da leitura e da escrita, por meio de uma aprendizagem significativa.