Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ARTE E PRÁTICA DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESTADO DE RORAIMA

Palavra-chaves: ENSINO - PESQUISA E EXTENSÃO, PRÁTICAS DE ARTES, FORMAÇÃO CONTINUADA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de arte na formação continuada de professores no Estado de Roraima tem como finalidade proporciona a integração entre educadores da Educação Básica e estudantes da área de artes da região norte, bem como discutir perspectivas e avanços no ensino e na pesquisa do fazer artístico em Boa Vista, as estimadas expressões artísticas com características próprias, que precisam ser argumentadas, articuladas e apreciadas, contextualizadas e praticadas com os estudantes, para que a arte possa auxiliar no desenvolvimento de um olhar voltado no âmbito cultural, onde os conhecimentos, antropológicos, históricos e científicos estejam a serviço de um entendimento no ensino da arte que vá além das observações do fazer, do olhar e do gostar. Os Públicos-alvo são: professores, estudantes, artistas, profissionais da educação e comunidade em geral. Nesta percepção, o projeto Arte e Prática de Extensão na Formação Continuada de Professores no Estado de Roraima é vinculado a PRAE – Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão. O Pólo Arte na Escola da Universidade Federal de Roraima foi criado em junho de 2004, através de uma parceria de Pró- Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PRAE) com o Instituto Arte na Escola (IAE/São Paulo-SP), desenvolvidos com os alunos da rede Estadual (EJA), Municipal, Federal, acadêmicos e rede particular de ensino proporcionando condições para a elaboração, orientação e execução de projetos na área das Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. O objetivo principal do projeto Arte na escola é realizar práticas metodológicas de ensino da arte e estimular a criatividade natural do aluno, onde a produção artística leve-o a questionar, para que desenvolva seu espírito crítico permitindo buscar e experimentar diferentes técnicas e fontes de informações, recursos didáticos e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No cotidiano escolar a arte debate e analisa temas de grande relevância social e cultural, com temas em evidências.

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