Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE CAXIAS-MA

Palavra-chaves: AMBIÊNCIA, CARDÁPIO, PESQUISA DE SATISFAÇÃO Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A avaliação do nível de satisfação e das escolhas alimentares dos comensais tem o objetivo de apresentar informações para o desenvolvimento de ações que visem melhorar a qualidade do serviço prestado na unidade. A relação entre satisfação e alimentação não se refere apenas à qualidade do alimento, mas ao aspecto visual das dependências, preparações, atendimento, valor das refeições, dentre outros. Por meio da avaliação do nível de satisfação e escolhas alimentares, é possível identificar os critérios avaliados negativamente e implementar estratégias específicas para correção, a fim de satisfazer às expectativas dos comensais e conhecer o seu perfil de escolha alimentar, de forma a oferecer alimentos seguindo essas preferências. Este trabalho teve por objetivo avaliar a opinião dos comensais sobre a ambiência do refeitório e a qualidade do cardápio oferecido em uma Unidade de Alimentação e Nutrição no Município de Caxias – MA. O trabalho realizado corresponde a uma pesquisa de campo que foi realizada no mês de junho de 2018, no Restaurante de uma Instituição de Ensino, com 331 usuários do serviço. Para avaliar a qualidade e o desempenho da UAN foi utilizado um questionário, embasado na RDC nº 216. O questionário foi composto por 2 tópicos, sendo eles a ambiência do refeitório e o cardápio oferecido. De acordo com a pesquisa realizada, os resultados encontrados para ambiência da UAN, o barulho foi o índice que apresentou maior índice de insatisfação em relação aos demais relacionados à ambiência da UAN. Dentre as questões colocadas em relação ao cardápio, os comensais pontuaram que muitas vezes o frango está “duro” ou “ressecado”; também solicitaram a redução da frequência de frango no cardápio, melhora do aspecto visual das preparações; uma oferta maior de peixe, lasanha, tortas e berinjela. A avaliação da satisfação não envolve apenas aspectos do alimento em si, mas atendimento, ambiente e valor da refeição. Dessa maneira, verificamos que a avaliação do serviço no geral recebeu percentual de respostas na classificação entre “bom” e “razoável”. Portanto, para uma boa alimentação, uma refeição variada e de qualidade são fatores importantes e necessários, mas o ambiente onde a mesma é servida interfere na aceitação do cardápio oferecido, devendo ser agradável e tranquilo, favorecendo uma nutrição saudável.

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