O presente trabalho foi desenvolvido na escola E.E.F.M. Valdemiro Wanderley de Oliveira em Santa Cruz-PB, baseado nas experiências vivenciadas na disciplina de Matemática em turmas de 7º ano do ensino fundamental, foi desenvolvido entre o segundo semestre do ano letivo de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Constitui-se numa estratégia didática, facilitadora do processo de ensino aprendizagem de matemática, nas séries iniciais. O mesmo busca através das práticas do professor e do cotidiano do aluno, ensinar as operações matemáticas e fundamentos, corrigindo as distorções oriundas das séries iniciais as quais os alunos perpassaram. O trabalho traz descrições das ações realizadas na escola, além de reflexões sobre as metodologias e práticas utilizadas em sala de aula. Quando se observa uma sala de aula percebe-se que o texto dos PCNs não condiz com a realidade do ambiente escolar, onde a matemática e a vida do aluno não estão caminhando juntas. Por isso é extremamente relevante enfatizar as fundamentações dos PCNs, que buscam direcionar o conhecimento matemático para o desenvolvimento intelectual do aluno, objetivando a sua inserção no contexto sócio cultural e ao mesmo tempo participando e contribuindo na construção da cidadania.