Este trabalho apresentar os resultados obtidos partir de uma investigação Matemática sobre o ensino apoiado na História da Matemática que averiguo as práticas docentes por meio de um questionário eletrônico. Está pesquisar qualitativa descritiva indagou-se, sobre, se os professores de Matemática utilizam a História da Matemática como recurso didático-pedagógico para o ensino aprendizagem significativo da Matemática. Essa coleta de dados ocorreu no início de fevereiro até o final de junho, do ano de 2018. O questionário fornecer subsídios reais da amostra pesquisada, que foi uma pequena amostra dos professores (as) que ensinam Matemática no Brasil. Nossos conhecimentos sobre a abordagem didática com ênfase no ensino histórico-epistemológico da Matemática se apoio nos estudos de Mendes (2009), D’Ambrosio (2009), Carlini e Cavalari (2017), Machado e Mendes (2013) e Fossa (2011). Fundamentamos também, a teoria da Aprendizagem Significativa de Carl Rogers (2001), pois o ensino deve ser significativo para que o aluno desenvolva suas habilidades cognitivas no seu crescimento pessoal. Nos últimos anos a História da Matemática passou a fazer parte dos documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), apresentando argumentos favoráveis à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No texto, foi abordar sobre os novos recursos de ensino que emergem nos campos de estudos da Educação Matemática, as leituras, as discussões e os posicionamentos levaram a novas indagações sobre as práticas docentes e o uso da História da Matemática como recurso pedagógico.