Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

MATEMÁTICA E ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) ET-06: Epistemologia e História no ensino de Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45169
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 342
    "titulo" => "MATEMÁTICA E ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho apresentar os resultados obtidos  partir de uma investigação Matemática sobre o ensino apoiado na História da Matemática que averiguo as práticas docentes por meio de um questionário eletrônico. Está pesquisar qualitativa descritiva indagou-se, sobre, se os professores de Matemática utilizam a História da Matemática como recurso didático-pedagógico  para o ensino aprendizagem significativo da Matemática. Essa coleta de dados ocorreu no início de fevereiro até o final de junho, do ano de 2018. O questionário fornecer subsídios reais da amostra pesquisada, que foi uma pequena amostra dos professores (as) que ensinam Matemática no Brasil. Nossos conhecimentos sobre a abordagem didática  com ênfase no ensino histórico-epistemológico da Matemática se apoio nos estudos de Mendes (2009), D’Ambrosio (2009), Carlini e Cavalari (2017), Machado e Mendes (2013) e Fossa (2011). Fundamentamos também, a teoria da Aprendizagem Significativa de Carl Rogers (2001), pois o ensino deve ser significativo para que o aluno desenvolva suas habilidades cognitivas no seu crescimento pessoal. Nos últimos anos a História da Matemática passou a fazer parte dos documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), apresentando argumentos favoráveis à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No texto, foi abordar sobre os novos recursos de ensino que emergem nos campos de estudos da Educação Matemática, as leituras, as discussões e os posicionamentos levaram a novas indagações sobre as práticas docentes e o uso da História da Matemática como recurso pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-06: Epistemologia e História no ensino de Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA6_ID342_17082018120711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE"
    "autor_email" => "francinettemendes04lopes@"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45169
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 342
    "titulo" => "MATEMÁTICA E ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho apresentar os resultados obtidos  partir de uma investigação Matemática sobre o ensino apoiado na História da Matemática que averiguo as práticas docentes por meio de um questionário eletrônico. Está pesquisar qualitativa descritiva indagou-se, sobre, se os professores de Matemática utilizam a História da Matemática como recurso didático-pedagógico  para o ensino aprendizagem significativo da Matemática. Essa coleta de dados ocorreu no início de fevereiro até o final de junho, do ano de 2018. O questionário fornecer subsídios reais da amostra pesquisada, que foi uma pequena amostra dos professores (as) que ensinam Matemática no Brasil. Nossos conhecimentos sobre a abordagem didática  com ênfase no ensino histórico-epistemológico da Matemática se apoio nos estudos de Mendes (2009), D’Ambrosio (2009), Carlini e Cavalari (2017), Machado e Mendes (2013) e Fossa (2011). Fundamentamos também, a teoria da Aprendizagem Significativa de Carl Rogers (2001), pois o ensino deve ser significativo para que o aluno desenvolva suas habilidades cognitivas no seu crescimento pessoal. Nos últimos anos a História da Matemática passou a fazer parte dos documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), apresentando argumentos favoráveis à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No texto, foi abordar sobre os novos recursos de ensino que emergem nos campos de estudos da Educação Matemática, as leituras, as discussões e os posicionamentos levaram a novas indagações sobre as práticas docentes e o uso da História da Matemática como recurso pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-06: Epistemologia e História no ensino de Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA6_ID342_17082018120711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE"
    "autor_email" => "francinettemendes04lopes@"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Este trabalho apresentar os resultados obtidos partir de uma investigação Matemática sobre o ensino apoiado na História da Matemática que averiguo as práticas docentes por meio de um questionário eletrônico. Está pesquisar qualitativa descritiva indagou-se, sobre, se os professores de Matemática utilizam a História da Matemática como recurso didático-pedagógico para o ensino aprendizagem significativo da Matemática. Essa coleta de dados ocorreu no início de fevereiro até o final de junho, do ano de 2018. O questionário fornecer subsídios reais da amostra pesquisada, que foi uma pequena amostra dos professores (as) que ensinam Matemática no Brasil. Nossos conhecimentos sobre a abordagem didática com ênfase no ensino histórico-epistemológico da Matemática se apoio nos estudos de Mendes (2009), D’Ambrosio (2009), Carlini e Cavalari (2017), Machado e Mendes (2013) e Fossa (2011). Fundamentamos também, a teoria da Aprendizagem Significativa de Carl Rogers (2001), pois o ensino deve ser significativo para que o aluno desenvolva suas habilidades cognitivas no seu crescimento pessoal. Nos últimos anos a História da Matemática passou a fazer parte dos documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), apresentando argumentos favoráveis à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No texto, foi abordar sobre os novos recursos de ensino que emergem nos campos de estudos da Educação Matemática, as leituras, as discussões e os posicionamentos levaram a novas indagações sobre as práticas docentes e o uso da História da Matemática como recurso pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.