Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

TOPOLOGIA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DAS SUPERFÍCIES UNILATERAIS COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO

Palavra-chaves: GEOMETRIA, SUPERFÍCIES UNILATERAIS, OFICINA PEDAGÓGICA Pôster (PO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45204
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "TOPOLOGIA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DAS SUPERFÍCIES UNILATERAIS COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa explorar de que forma o estudo de superfícies unilaterais pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em Geometria como forma de contribuição na exploração do espaço e na prática da medição, tendo como finalidade minimizar as dificuldades apresentadas e reconstruir conceitos geométricos. Possuindo caráter exploratório, onde primeiramente será realizada uma abordagem teórica sobre o tema, discutindo com os alunos sobre o surgimento de tal ciência, bem como suas aplicações, também, presentes no cotidiano. Posteriormente será realizada com os alunos uma oficina pedagógica utilizando recursos manipulativos construídos com material de baixo custo e de fácil acesso onde serão trabalhadas com as superfícies unilaterais, que serão construídas pelos próprios alunos, auxiliando assim na prática de medidas. No final será aplicado um questionário para saber as opiniões dos alunos sobre seus conhecimentos adquiridos e as atividades realizadas. Nas atividades a serem realizadas busca-se viabilizar o desenvolvimento lógico dos alunos em determinados tipos de problemas, valorizando as atividades de resolução de problemas por meio de questões investigativas e históricas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, SUPERFÍCIES UNILATERAIS, OFICINA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID268_17082018223122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GERRYLANE PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GERRYLANE"
    "autor_email" => "gerrylanesantos4@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45204
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "TOPOLOGIA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DAS SUPERFÍCIES UNILATERAIS COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa explorar de que forma o estudo de superfícies unilaterais pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em Geometria como forma de contribuição na exploração do espaço e na prática da medição, tendo como finalidade minimizar as dificuldades apresentadas e reconstruir conceitos geométricos. Possuindo caráter exploratório, onde primeiramente será realizada uma abordagem teórica sobre o tema, discutindo com os alunos sobre o surgimento de tal ciência, bem como suas aplicações, também, presentes no cotidiano. Posteriormente será realizada com os alunos uma oficina pedagógica utilizando recursos manipulativos construídos com material de baixo custo e de fácil acesso onde serão trabalhadas com as superfícies unilaterais, que serão construídas pelos próprios alunos, auxiliando assim na prática de medidas. No final será aplicado um questionário para saber as opiniões dos alunos sobre seus conhecimentos adquiridos e as atividades realizadas. Nas atividades a serem realizadas busca-se viabilizar o desenvolvimento lógico dos alunos em determinados tipos de problemas, valorizando as atividades de resolução de problemas por meio de questões investigativas e históricas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, SUPERFÍCIES UNILATERAIS, OFICINA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID268_17082018223122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GERRYLANE PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GERRYLANE"
    "autor_email" => "gerrylanesantos4@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

O presente trabalho visa explorar de que forma o estudo de superfícies unilaterais pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em Geometria como forma de contribuição na exploração do espaço e na prática da medição, tendo como finalidade minimizar as dificuldades apresentadas e reconstruir conceitos geométricos. Possuindo caráter exploratório, onde primeiramente será realizada uma abordagem teórica sobre o tema, discutindo com os alunos sobre o surgimento de tal ciência, bem como suas aplicações, também, presentes no cotidiano. Posteriormente será realizada com os alunos uma oficina pedagógica utilizando recursos manipulativos construídos com material de baixo custo e de fácil acesso onde serão trabalhadas com as superfícies unilaterais, que serão construídas pelos próprios alunos, auxiliando assim na prática de medidas. No final será aplicado um questionário para saber as opiniões dos alunos sobre seus conhecimentos adquiridos e as atividades realizadas. Nas atividades a serem realizadas busca-se viabilizar o desenvolvimento lógico dos alunos em determinados tipos de problemas, valorizando as atividades de resolução de problemas por meio de questões investigativas e históricas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.