O presente trabalho visa explorar de que forma o estudo de superfícies unilaterais pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em Geometria como forma de contribuição na exploração do espaço e na prática da medição, tendo como finalidade minimizar as dificuldades apresentadas e reconstruir conceitos geométricos. Possuindo caráter exploratório, onde primeiramente será realizada uma abordagem teórica sobre o tema, discutindo com os alunos sobre o surgimento de tal ciência, bem como suas aplicações, também, presentes no cotidiano. Posteriormente será realizada com os alunos uma oficina pedagógica utilizando recursos manipulativos construídos com material de baixo custo e de fácil acesso onde serão trabalhadas com as superfícies unilaterais, que serão construídas pelos próprios alunos, auxiliando assim na prática de medidas. No final será aplicado um questionário para saber as opiniões dos alunos sobre seus conhecimentos adquiridos e as atividades realizadas. Nas atividades a serem realizadas busca-se viabilizar o desenvolvimento lógico dos alunos em determinados tipos de problemas, valorizando as atividades de resolução de problemas por meio de questões investigativas e históricas