RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO JOGO TRILHA DAS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA I
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45199 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO JOGO TRILHA DAS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA I" "resumo" => "Os jogos e materiais manipulativos são uma das maneiras pelas quais o professor pode ensinar Matemática, seu uso vem crescendo com a discussão de jogos no ensino. Com o tempo, percebeu-se que o método de ensino mais utilizado é o tradicional, e o jogo acrescenta algumas características que só ele pode oferecer ao aluno, para este método é importantíssimo à utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). No âmbito da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, nos foi solicitado que construíssemos um jogo, escolhemos elaborar um tabuleiro voltado para a fixação das quatro operações básicas dentro do conjunto dos números inteiros. O jogo é composto por um dado numérico e o outro com os símbolos das operações básicas, tem 60 cartas com operações e outras 20 de situações problemas. Alertando as possíveis dificuldades introduzimos a utilização de palitos de picolé como material concreto para auxilia-los no cálculo, também contamos com folha registro, onde o professor pode trabalhar a análise de erros dos alunos. O Jogo tem como objetivo geral, dinamizar o ensino das quatro operações e como objetivos específicos buscamos trabalhar a resolução de problemas através do cálculo mental, escrito e a manipulação de objetos. Sendo assim, desde a construção até aplicação do jogo serviram de grande aprendizagem para todo o grupo. Contamos com a excelente participação dos discentes da disciplina e obtemos um ótimo resultado no ensino dinâmico das quatro operações básicas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID85_17082018192932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45199 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO JOGO TRILHA DAS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA I" "resumo" => "Os jogos e materiais manipulativos são uma das maneiras pelas quais o professor pode ensinar Matemática, seu uso vem crescendo com a discussão de jogos no ensino. Com o tempo, percebeu-se que o método de ensino mais utilizado é o tradicional, e o jogo acrescenta algumas características que só ele pode oferecer ao aluno, para este método é importantíssimo à utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). No âmbito da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, nos foi solicitado que construíssemos um jogo, escolhemos elaborar um tabuleiro voltado para a fixação das quatro operações básicas dentro do conjunto dos números inteiros. O jogo é composto por um dado numérico e o outro com os símbolos das operações básicas, tem 60 cartas com operações e outras 20 de situações problemas. Alertando as possíveis dificuldades introduzimos a utilização de palitos de picolé como material concreto para auxilia-los no cálculo, também contamos com folha registro, onde o professor pode trabalhar a análise de erros dos alunos. O Jogo tem como objetivo geral, dinamizar o ensino das quatro operações e como objetivos específicos buscamos trabalhar a resolução de problemas através do cálculo mental, escrito e a manipulação de objetos. Sendo assim, desde a construção até aplicação do jogo serviram de grande aprendizagem para todo o grupo. Contamos com a excelente participação dos discentes da disciplina e obtemos um ótimo resultado no ensino dinâmico das quatro operações básicas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID85_17082018192932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }