POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS DO USO DA IMAGEM VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO ENVOLVENDO SEMIÓTICA EM UMA FAN PAGE E LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45196 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS DO USO DA IMAGEM VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO ENVOLVENDO SEMIÓTICA EM UMA FAN PAGE E LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS" "resumo" => "Com a evolução atual das tecnologias e das redes sociais, a imagem, que percorreu um logo caminho de inovações e transformações durante décadas, hoje, se tornou uma poderosa e incrível ferramenta podendo ser usada como objeto de construção do conhecimento, podendo despertar o interesse daqueles que usam recursos visuais em suas metodologias. No presente trabalho, temos a questão de investigação: qual o papel que exerce a imagem virtual em páginas de Matemática da rede social Facebook? Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo exploratória, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados iniciais indicam que a imagem virtual das páginas de Matemática do Facebook podem exercer um papel didático e assumir algumas funções, contribuindo no processo para o desenvolvimento de conhecimentos, em relação aos diversos conteúdos de Matemática. Quanto à Semiótica, a partir dela, podemos estudar a relação de como os signos, as imagens, os símbolos se apresentam em nossa mente, especialmente, por meio das atividades que classificamos como “Desafios Simbólicos” do tipo “Figura Ilustrativa”. Detectamos a presença de poucas atividades desse tipo nos livros didáticos digitais pesquisados, principalmente nos livros do 9º ano do Ensino Fundamental II. Acreditamos que esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância da inserção da imagem virtual como recurso imagético em sala de aula que, de forma planejada, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "IMAGEM VIRTUAL, ATIVIDADES DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, REDES SOCIAIS, REDES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID166_17082018220020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45196 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS DO USO DA IMAGEM VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO ENVOLVENDO SEMIÓTICA EM UMA FAN PAGE E LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS" "resumo" => "Com a evolução atual das tecnologias e das redes sociais, a imagem, que percorreu um logo caminho de inovações e transformações durante décadas, hoje, se tornou uma poderosa e incrível ferramenta podendo ser usada como objeto de construção do conhecimento, podendo despertar o interesse daqueles que usam recursos visuais em suas metodologias. No presente trabalho, temos a questão de investigação: qual o papel que exerce a imagem virtual em páginas de Matemática da rede social Facebook? Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo exploratória, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados iniciais indicam que a imagem virtual das páginas de Matemática do Facebook podem exercer um papel didático e assumir algumas funções, contribuindo no processo para o desenvolvimento de conhecimentos, em relação aos diversos conteúdos de Matemática. Quanto à Semiótica, a partir dela, podemos estudar a relação de como os signos, as imagens, os símbolos se apresentam em nossa mente, especialmente, por meio das atividades que classificamos como “Desafios Simbólicos” do tipo “Figura Ilustrativa”. Detectamos a presença de poucas atividades desse tipo nos livros didáticos digitais pesquisados, principalmente nos livros do 9º ano do Ensino Fundamental II. Acreditamos que esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância da inserção da imagem virtual como recurso imagético em sala de aula que, de forma planejada, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "IMAGEM VIRTUAL, ATIVIDADES DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, REDES SOCIAIS, REDES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID166_17082018220020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }